Início » Prefeitura de Manaus usa tecnologia alinhada à preservação do meio ambiente
Manaus Meio Ambiente

Prefeitura de Manaus usa tecnologia alinhada à preservação do meio ambiente

A Prefeitura de Manaus seguiu buscando realizar ações de preservação do meio ambiente no ano de 2023. Além de distribuir mais de 85 mil mudas de árvores de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais para a população manauara, foi realizado o lançamento de um aplicativo que tem o objetivo de georreferenciar as árvores que compõem a arborização urbana da cidade, no âmbito das ações do Plano Municipal de Arborização “Manaus Verde”.

“A nossa gestão está muito preocupada em cuidar das pessoas e do meio ambiente, seja na zona urbana ou rural. Estamos fazendo um belo trabalho em mais de cem propriedades, para que não tenhamos queimadas aqui. Manaus não tem queimadas porque estamos chegando com a mecanização junto aos produtores rurais, em parceria, limpando a área, aplicando calcário, dando semente e muda e ainda comprando a produção deles para a merenda escolar. Essa é a diferença que estamos fazendo à frente da Prefeitura de Manaus”, afirmou o prefeito David Almeida, durante a abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta terça, 6/2.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (Semmasclima), o aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Subti) da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef).

O recurso será utilizado junto ao “Manaus Verde”, que no ano passado realizou 63 ações nos bairros da cidade. As ações envolveram iniciativas da Semmasclima e suporte de mais de 316 instituições parceiras. Conforme análise dos resultados pela secretaria, a doação de mudas foi uma atividade de grande aprovação em 2023, com frequência semanal e contemplando todas as zonas administrativas da cidade.

Além disso, o trabalho no Centro de Produção de Mudas, instalado nas dependências do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), campus zona Leste, resultou na produção de mais de 220 mil mudas, entre espécies frutíferas, ornamentais e medicinais.

Para manter o mesmo ritmo em 2024, a Semmasclima tem como meta concluir a revisão do Código Ambiental de Manaus, elaborar o Plano Municipal de Enfrentamento à Mudança do Clima e realizar o concurso público.

Limpeza

Por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), foram atendidos 71 pontos da cidade diariamente, executando serviços de capina, poda, raspagem, pintura de mosaico, pintura de meio-fio, irrigação, lavagem e outros. Para atuar nos campos de trabalho, cerca de mil funcionários foram designados e instruídos por coordenadores da secretaria, que fiscalizam os serviços, permitindo mais rapidez e agilidade, minimizando tempo e gastos.

Ao longo da gestão, a Semulsp reformou todos os dez cemitérios públicos, tanto os seis da capital quanto os quatro da zona rural, no ano passado, como também construiu um total de 6 mil gavetas públicas, nessa primeira etapa do projeto de verticalização de jazigos, no cemitério Nossa Senhora Aparecida, além do cemitério Indígena, com 216 gavetas, tendo capacidade para 1.080 vagas.

Uma das metas realizadas em 2023 foi ampliar os serviços de ações de limpeza. Para isso, um pelotão de mil servidores foi distribuído ao longo do ano em diversos pontos da cidade, ampliando o número de serviços oferecidos dentro da capital. A tática obteve sucesso, totalizando 11.630 ações realizadas.

O trabalho da pasta resultou em 3.941 mutirões de limpeza em 800 logradouros. Como consequência desse serviço, o aterro de Manaus recebeu 256.614 toneladas de resíduos sólidos, média de 809,5 toneladas diárias.

Para 2024, dentre as metas estão: aumentar ações de conscientização e educação ambiental, bem como o número de garis comunitários; construir a nova sede da Semulsp, além de ecopontos – locais disponibilizados para entrega voluntária; e a construção de mais de 16 mil gavetas no cemitério vertical, localizado no cemitério Nossa Senhora Aparecida, Tarumã.