Início » Estudantes de escolas públicas de Manaus podem solicitar créditos da gratuidade do passe livre estudantil
Destaque Educação Manaus

Estudantes de escolas públicas de Manaus podem solicitar créditos da gratuidade do passe livre estudantil

A partir desta terça-feira, 6/2, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), informa aos alunos das redes públicas municipal e estadual que já podem solicitar os créditos mensais do benefício do Passe Livre Estudantil.

Os estudantes ou responsável devem acompanhar o status da gratuidade, a partir do site da Prefeitura de Manaus: https://estudantegratuidade.manaus.am.gov.br/credito, informar o CPF, e clicar em “verificar”, após confirmar seus dados, selecionar o botão verde. Caso o estudante já tenha solicitado os créditos do mês, aparecerá a seguinte mensagem: “Estudante já recebeu a carga gratuita deste mês”.

“Estamos empenhados em garantir que todos os estudantes das escolas públicas municipais e estaduais de Manaus tenham acesso facilitado ao transporte para chegar às suas escolas. Com o processo simplificado de solicitação dos créditos do passe livre estudantil, reafirmamos nosso compromisso com a educação e a mobilidade urbana. É necessário que os estudantes e responsáveis estejam atentos às regras e prazos para solicitação mensal dos créditos, garantindo, assim, o pleno aproveitamento desse benefício essencial”, informou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Em dezembro de 2023, a Prefeitura de Manaus, junto ao governo do Amazonas, renovou o convênio que garante a 170 mil alunos de escolas estaduais e municipais o passe livre estudantil, visando garantir mobilidade e acesso à educação aos estudantes do Estado.

Conforme as regras do Decreto 5.239, de 27 de janeiro de 2022, o benefício garante 44 passagens gratuitas, por aluno, de rede pública, que residem a uma distância de mais de um quilômetro da escola. Caso a distância seja menos de um quilômetro entre casa e escola, o aluno ainda garante o benefício da meia-passagem estudantil.

Lembrando que, mensalmente, é necessário que os alunos entrem no site para solicitar seus créditos, não cumulativos.