Início » Projeto irá apoiar gestores culturais com ações gratuitas
Notícias Corporativas

Projeto irá apoiar gestores culturais com ações gratuitas

Sebrae-SP lança Edital de Chamamento Público para os municípios se cadastrarem para receber consultorias gratuitas na área da gestão cultural. As inscrições vão até 22 de março de 2024.

Um volume inédito de recursos financeiros para desenvolvimento da arte, da cultura e da economia criativa está sendo direcionado aos municípios brasileiros, a partir da implementação da Lei Paulo Gustavo (LPG) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A oportunidade para aplicação desses recursos, no entanto, gera uma série de responsabilidades para os municípios, que nem sempre contam com equipes disponíveis ou capacitadas para enfrentar os desafios.

Pensando nisso, o Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, liderado pelo Sebrae-SP, lançou o Projeto Crie Políticas Públicas, que está oferecendo um conjunto de soluções para apoiar municípios de todo o Brasil para a implementação e execução da Lei Paulo Gustavo, da Política Nacional Aldir Blanc e a estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura.

Consultorias e orientações técnicas

O projeto é voltado exclusivamente para os gestores públicos municipais em exercício.

Por meio da chamada pública, o projeto vai contemplar 200 municípios brasileiros com consultorias técnicas customizadas, no total de 15 horas de atendimento online, de forma totalmente gratuita. A dinâmica inclui diagnóstico, plano de ação e orientações para elaboração e execução de editais, instruções para o monitoramento dos projetos selecionados nos editais e para a prestação de contas para o Governo Federal.

As inscrições seguem até 22 de março de 2024 e podem ser feitas pelo formulário disponível no link https://x.gd/Qojrp.

Além das consultorias customizadas para os municípios selecionados, estão sendo oferecidas orientações individuais e orientações técnicas coletivas, abertas para municípios de todo o Brasil.

As informações sobre o projeto estão disponíveis no site https://contato.sebraesp.com.br/criepoliticaspublicas/