Início » David Almeida cresce em nova pesquisa eleitoral
Destaque Política

David Almeida cresce em nova pesquisa eleitoral

Nova pesquisa do Instituto Paraná, publicada nesta terça-feira (14/11), revela forte crescimento, de até 7,5 pontos percentuais, do prefeito David Almeida em relação à intenção de voto na estimulada apurada em maio: David subiu de 32% para até 39,5%, resultado que amplia a liderança do prefeito na corrida pela reeleição em 2024.

No cenário 1 simulado pelo Instituto, David Almeida chega a 38,5%. No cenário 2, essa intenção de voto da população alcança 39,5%. O segundo colocado, o deputado Amom Mandel, permanece estável, dentro da margem de erro, na comparação das duas pesquisas: 21,3% em maio e 23,3% agora em novembro.

Os demais candidatos avaliados pelos eleitores manauaras seguem na casa dos 11%, ou menos: 11,9% para Coronel Menezes; 6,6% para Arthur Neto; 3,9% para Roberto Cidade; e 1,7% para Anne Moura.

O prefeito de Manaus, segundo o Instituto Paraná, lidera em todos os cenários. Na espontânea, em que o eleitor afirma em quem votaria sem ter nomes como opção, David Almeida registra 13,6% e Amom Mandel menos da metade dele (5,2%). Coronel Menezes com 1% e os demais, abaixo disso.

BEM AVALIADO
A liderança crescente do prefeito de Manaus rumo à reeleição é reflexo, conforme revela a própria pesquisa Paraná, à boa avaliação da administração Municipal: 51,2% consideram o governo David Almeida bom ou ótimo.

Somado ao conceito regular (28,2%), a aprovação chega a 79,4%, resultado semelhante ao apurado por outros institutos de pesquisa ao longo de 2023.

A PESQUISA
O Instituto Paraná ouviu, presencialmente, 815 eleitores em Manaus, dos dias 9 a 12 de novembro. O estudo foi registrado no Conselho Regional de Estatística, com o número 3122/23. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Em 2022, o Paraná Pesquisas ganhou projeção nacional por ter acertado o resultado da eleição presidencial e também para o Governo do Amazonas.