Início » Mais internet na Amazônia: Infovia 01 pode ser entregue este mês
Amazonas Destaque

Mais internet na Amazônia: Infovia 01 pode ser entregue este mês

O Ministério das Comunicações planeja, ainda este mês, inaugurar a Infovia 01, que faz parte do Programa Norte Conectado e vai unir com fibra ótica cidades do Amazonas e do Pará.

No primeiro trimestre de 2023, o ministro Juscelino Filho, chegou a divulgar que formalizou o convite para que o presidente Lula participe da inauguração.

A assessoria de imprensa do ministério, por meio de nota, reforçou que o objetivo é promover maior conectividade e inclusão digital na região Amazônica. O primeiro trecho do Norte Conectado (Infovia 00), que liga Macapá (AP) a Alenquer (PA), já foi implantado e ativado.

Conexão de alta velocidade

A iniciativa beneficiará com conexão de alta velocidade os municípios no trecho entre Santarém (PA) e Manaus (AM), passando pelas cidades de Autazes (AM), Itacoatiara (AM), Urucurituba (AM), Parintins (AM), Juruti (PA), Terra Santa (PA), Oriximiná (PA), Óbidos (PA) e Curuá (PA).


De acordo com o ministério, o Programa Norte Conectado contará, ao todo, com 8 infovias com 12 mil quilômetros de extensão e que vai conectar 59 municípios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. No total, cerca de 10 milhões de pessoas serão beneficiadas.

De Portal ÚNICO