Início » Celular vira maquininha com pagamento por aproximação
Economia

Celular vira maquininha com pagamento por aproximação

Empresas inovam trazendo novas opções de pagamento para os consumidores e auxiliando os lojistas a otimizarem os recursos de seus estabelecimentos e reduzir os custos com equipamentos e aluguéis

O número de empresas e empreendedores em busca de novas tecnologias para digitalizar o pagamento em seus negócios aumentou expressivamente. De acordo com a Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, o volume transacionado utilizando pagamentos por aproximação somou R$ 103,2 bilhões no primeiro trimestre de 2022. O que indica uma alta de 456% em comparação com o mesmo período do ano anterior. (fonte: https://tappaggo.com/abecs)

“Essa inovação pode ser utilizada em qualquer tipo de negócio, muitos inclusive já utilizam o celular para anotar pedidos, cadastrar o consumidor e outras tarefas do dia a dia, o que faltava era a capacidade de receber pagamentos sem a necessidade de uma maquininha”, comenta Claudio Dias, CEO e Fundador da empresa Tappaggo. Microempreendedores individuais e pequenos negócios também podem aproveitar esse movimento para modernizar as suas vendas, usando tanto maquininhas mais tradicionais quanto novas soluções que transformam o celular em uma máquina de cartão. Essa nova modalidade conhecida como tap to phone ou tap on phone permite ao cliente pagar apenas aproximando o seu cartão do smartphone do vendedor.

As transações são realizadas utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication), a mesma usada nas máquinas e maquininhas de cartão (POS – point of sale). O funcionamento é bem simples, basta que o lojista ou empreendedor instale em seu celular um aplicativo apropriado da empresa de cartão com a qual ele tem parceria, como é o caso do aplicativo Tappaggo que ao criar uma conta o lojista já tem acesso a funcionalidade de receber direto no celular por aproximação de cartões Elo, Visa e Mastercard.

Como o equipamento usado é o próprio celular, a tendência é ter uma redução nos custos com aluguéis e compra de maquininhas, o que beneficia diretamente o pequeno empreendedor. O pagamento por aproximação é uma inovação que garante mais agilidade e opções de pagamento para o cliente além de ser tão seguro quanto realizar vendas por uma maquininha, garantindo uma experiência segura e melhor de compra.