Início » Pará lidera com maior número de nascimento de empresas no Norte em novembro
Destaque Economia

Pará lidera com maior número de nascimento de empresas no Norte em novembro

Em todo o país, resultado das aberturas foi 4,8% menor que outubro; Segmento de Serviços apresentou o maior número, com 195.825 novos negócios

Em novembro de 2022, o estado do Pará liderou com o maior número de nascimento de empresas na região Norte, com 5.679 novas companhias. No cenário nacional, o número chegou a 279.363 empreendimentos, uma queda de 13,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, avalia que “com mais oportunidades de emprego no mercado, o movimento que devemos observar daqui pra frente é de um empreendedorismo motivado principalmente pelo sonho de se tornar dono do próprio negócio, daqueles que buscam mais liberdade e autonomia”.

Análise nacional

Ainda segundo o indicador, a maior parte das companhias foi registrada como Microempreendedores Individuais (MEIs) (73,5%) seguidas por Sociedades Limitadas (19,2%), Empresas Individuais (5%) e Demais (2,3%). Em relação ao setor de atuação, foi o de “Serviços” que registrou o maior número de aberturas (195.825). 

Análise por Unidades Federativas (UFs)

A maior parte dos negócios surgiram na região Sudeste (50,3%), depois Sul (18,7%), Nordeste (16,9%), Centro-Oeste (9,1%) e Norte (5%). Na distribuição por UFs, três estados do Sudeste aparecem no topo do índice: São Paulo (82.275), Minas Gerais (29.305) e Rio de Janeiro (22.924), enquanto três estados do Norte fecham o indicador com os menores números de aberturas: Roraima (595), Amapá (519), e Acre (518).

Metodologia

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian. 

Serasa Experian alerta empreendedores para a importância do Certificado Digital 

O Certificado Digital é uma forma segura e confiável de autenticar a identidade de uma pessoa ou empresa na internet, e se tornou um item essencial para algumas atividades do empreendedor, como:

• Assinatura de documentos eletrônicos de maneira segura e válida legalmente, sem necessidade de imprimir e assinar fisicamente;

• Conformidade com regulamentos: em alguns setores é obrigatório ter um certificado digital;

• Aumentar a credibilidade e segurança no relacionamento com clientes;

• Processos eletrônicos: alguns processos como emitir nota fiscal, declaração de benefícios fiscais, serviço de declarações de débitos e créditos tributários, SISCOAF, DIRF podem ser agilizados com o uso do certificado digital, além de serem realizados de maneira válida e segura;

• Microempreendedores podem utilizar o serviço Aproxime dos correios utilizando o certificado digital para contratar o serviço sem a necessidade de ir até uma agência, uma super dica para quem tem e-commerce.

Com informações da assessoria.