Início » Prefeitura de Manaus apresenta capital no ranking nacional durante Fórum do Mercado Imobiliário
Economia Manaus

Prefeitura de Manaus apresenta capital no ranking nacional durante Fórum do Mercado Imobiliário

Durante o 1º Fórum Mercado Imobiliário Amazônico, marcado para o dia 8 de março, no Teatro Manauara, das 14h às 19h, a Prefeitura de Manaus fará uma apresentação entre os palestrantes do setor nacional e local, com o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o engenheiro Carlos Valente, falando ao público sobre “Manaus - a 4ª Melhor Cidade para Investimento Imobiliário no País”, às 14h30.

Com o tema “Mercado Imobiliário em Perspectiva: Tendências e Expectativas para 2023”, o evento vai reunir ainda palestras do arquiteto Benedito Abbud, do consultor Guilherme Werner, sócio da Brain Inteligência – empresa especializada em pesquisa de mercado, e do sócio-fundador da Life Capital Partners, Christian de Almeida Solon de Mello.

A prefeitura fará apresentação voltada para o destaque da capital amazonense como a quarta melhor cidade no Brasil para se fazer negócios imobiliários, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Os dados são da Urban Systems, publicados pela revista Exame, comparando os anos de 2021 e 2022.

Para Valente, os números mostram que os investimentos assertivos da prefeitura em licenciamento urbano, gestão mais eficiente e ações de desburocratização são responsáveis por esse resultado. Em 2021, Manaus estava em 5º lugar, subindo uma posição em 2022.

Em 2022, o Implurb licenciou 1.190.677,97 metros quadrados de área com novos alvarás de construção, expedindo 882 certidões para o mercado da construção civil.

“Para a lista do ranking foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, sendo esta a nona edição da pesquisa que avalia mais de 60 quesitos e indicadores nas áreas econômicas. O estudo inclui análises de infraestrutura, logística, telecomunicações, mobilidade urbana, transporte e saneamento”, comentou o diretor-presidente.

Os dados refletem o empenho da Prefeitura de Manaus para dar celeridade à aprovação de projetos e ao licenciamento urbano, permitindo novos empreendimentos imobiliários na cidade, como fruto da dedicação do corpo técnico da autarquia e da gestão municipal, com orientação do prefeito David Almeida.

Evento

O evento serve como retomada do mercado imobiliário no Amazonas, destacando as oportunidades do setor que existem atualmente na região, tanto para morar quanto para investir.

As palestras são de nível nacional que interessam a universitários, engenheiros, arquitetos, médicos, advogados, investidores, profissionais de imprensa, construtores, incorporadores, todas as imobiliárias e seus corretores. Com o fórum, se deseja traçar um panorama qualificado do mercado imobiliário regional e suas oportunidades.

As inscrições para o fórum estão abertas e podem ser realizadas por meio da plataforma Sympla.

O engenheiro Carlos Valente, presidente do Implurb, vai proferir a palestra “Manaus – a 4ª Melhor Cidade para Investimento Imobiliário no País”, às 14h30. Valente é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Administração de Empresas, além de ser pós-graduado em Gerenciamento e Planejamento da Construção; Saneamento Ambiental; MBA em Gerenciamento de Projetos; MBA em Auditoria, Gestão e Perícia Ambiental.