Início » Papa Francisco permite que mulheres votem no Sínodo de Bispos 
Destaque Geral

Papa Francisco permite que mulheres votem no Sínodo de Bispos 

papa Francisco, em um movimento histórico que pode levar a mais inclusão na tomada de decisões na Igreja Católica Romana, permitirá que as mulheres votem pela primeira vez em uma reunião global de bispos.

A XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos será realizada em duas sessões: a primeira de 4 a 29 de outubro de 2023 e a segunda em outubro de 2024.

No passado, as mulheres podiam participar dos sínodos, um órgão consultivo papal, como auditoras, mas sem direito a voto.

As regras revolucionárias, anunciadas na quarta-feira (26), permitem que cinco irmãs religiosas tenham direito a voto.

Além disso, o papa decidiu incluir o que um documento do Vaticano chama de “70 membros não bispos que representam vários agrupamentos de fiéis do povo de Deus”.

Os 70 padres, religiosas, diáconos e leigos católicos serão escolhidos pelo papa a partir de uma lista de 140 pessoas recomendadas pelas conferências episcopais nacionais. As conferências foram incentivadas a incluir os jovens. O Vaticano pediu que 50% dos 70 sejam mulheres.

Os sínodos geralmente são atendidos por cerca de 300 pessoas, então a maior parte daqueles com direito a voto ainda serão bispos. Ainda assim, a mudança é notável para uma instituição que foi dominada por homens durante séculos.

De CNN Brasil.