Início » PL quer preparar estudantes para situações de emergência
Política

PL quer preparar estudantes para situações de emergência

PL do parlamentar republicano prevê o ensino de primeiros socorros nas escolas de Manaus

Está em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei, n° 367/2023, de autoria do vereador João Carlos (Republicanos), que visa preparar os jovens para lidarem com situações de emergência. A proposta do parlamentar propõe inserir no art. 1.º da Lei n° 2.195, de 29 de dezembro de 2016, que dispõe sobre o ensino de temas transversais de educação nas escolas da rede pública municipal de ensino, o tema de Noções Básicas de Primeiros Socorros.

Segundo o vereador, essa iniciativa busca não apenas disseminar conhecimentos básicos de atendimento, mas também desenvolver uma cultura de cuidado e respeito ao próximo. “Com a crescente preocupação em relação à segurança e bem-estar das pessoas, especialmente em casos de acidentes, traumas ou enfermidades súbitas, o ensino de primeiros socorros assume um papel crucial na formação cidadã dos estudantes”, falou o autor da proposta.

O vereador João Carlos defende que a iniciativa do ensino de primeiros socorros nas escolas de Manaus receberá apoio dos pais, educadores e autoridades locais, reconhecendo sua relevância na formação integral dos estudantes. “Penso que essa prática não apenas capacita os jovens a lidar com emergências imediatas, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como responsabilidade, solidariedade e trabalho em equipe”, concluiu.