Início » Seas apoia campanha de combate ao trabalho infantil
Amazonas

Seas apoia campanha de combate ao trabalho infantil

FOTOS: Jimmy Christian/Seas

Apresentações teatrais, palestras de prevenção e sensibilização, roda de conversa e panfletagem fazem parte das ações iniciadas nesta segunda-feira e que se estendem por toda a semana

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), por intermédio dos Centros Estaduais de Convivência da Família, está realizando várias ações em apoio ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado nesta segunda-feira (12/06) com o slogan “Justiça Social para todos – acabem com o trabalho infantil”. Apresentações teatrais, palestras de prevenção e sensibilização, roda de conversa, caminhada e panfletagem fazem parte do menu de ações iniciadas nesta segunda-feira (12/06) e que se estendem por toda a semana.  

O Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, bairro Cidade Nova, zona norte, está promovendo a Semana de Erradicação do Trabalho Infantil, com apresentação de danças e apresentação musical, com meninos e meninas da comunidade, participantes do Liceu de Artes Cláudio Santoro, no cine teatro do centro. Acompanhadas dos pais, as crianças participaram na parte da manhã da palestra “Prevenção e sensibilização contra o trabalho infantil”. A programação se repetiu à tarde com uma encenação teatral de como acontece o trabalho infantil.

A palestra foi feita pela psicóloga Júlia Noriega e a assistente social Andresa do Nascimento, ambas funcionárias do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas Norte), Cidade Nova. As técnicas destacaram a importância de ‘deixar as crianças serem crianças’, o que se traduz em mantê-las estudando, brincando, sendo cuidadas pelos pais e responsáveis.

Outro destaque foi a Campanha Municipal de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil nas Ruas de Manaus, visando sensibilizar a população quanto a importância de não dar dinheiro para crianças e adolescentes presentes nos semáforos da cidade, para evitar o apoio e promoção a situações que apresentem risco social a esses jovens.

Conforme Julia Noriega, a campanha já identificou, abordou e encaminhou, entre os meses de fevereiro e maio, mais de 56 famílias com menores de idade em situação de trabalho infantojuvenil a serviços da assistência social e de outras políticas públicas desenvolvidas pelo poder público local, visando sanar as necessidades desse público e evitar seu retorno às ruas.

A diretora do Centro de Convivência Padre Pedro, Elizabeth Maciel, destacou a importância de envolver os parceiros do centro como a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), a Secretaria Estadual de Cultura e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Segundo ela, os órgãos atraíram crianças e jovens da comunidade, assim como seus pais e responsáveis, para serem informados e sensibilizados sobre o que é o trabalho infantil, impactos físicos e psicológicos causados, os impactos no ensino-aprendizagem, resultando no baixo rendimento escolar, abandono escolar e a não conclusão da educação básica.  

Segundo Elizabeth Maciel, a parceria com o Creas Norte foi importante para a realização da palestra com informações necessárias e atualizadas. “Antes da palestra mostramos ao público presente onde a criança deve estar que é estudando, aprendendo arte, tocando violão, dançando, enfim o local onde possa haver o verdadeiro desenvolvimento dela como ser humano,  respeitando suas fases, principalmente a infância, que é muito importante para seu desenvolvimento futuro. “No dia 14 de junho a nossa equipe do psicossocial fará um trabalho de conscientização na Escola Municipal Raimundo Teodoro Botinelly Assumpção sobre o tema”, disse.

Programação diversificada

Os demais espaços públicos que fizeram programação de erradicação do trabalho infantil foram: O CECF Teonízia Lobo, no bairro Mutirão, realizou uma palestra sobre o tema na Escola Estadual Juracy Batista. O CECF 31 de Março, no bairro Japiim, realizou uma caminhada e panfletagem em alusão ao tema, na Lagoa do Japiim, na Avenida Rodrigo Otávio (Sinais), Feira Municipal do Japiim.

No Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, a programação de Erradicação do Trabalho Infantil iniciou hoje e se estende até terça (13/06) com debates sobre o tema entre usuários, palestras e teatro com os Grupos de Convivência e escolas parceiras em parceria com Conselho Estadual da Criança e Adolescente (Cedeca).

O CECF Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antonio, está promovendo, de 12 a 16/06, a Semana de Erradicação do Trabalho Infantil, visando sensibilizar sobre a prática de exploração infantil com debates e palestras. As ações estão sendo feitas em escolas estaduais próximo ao Magdalena e no próprio centro, no horário escolar.

O CECF André Araújo, no bairro Raiz, vai realizar sua programação no dia 14/06, com o tema “Diga não ao trabalho infantil”, com crianças do grupo de convivência e equipe, na sala multiuso, às 9h. O CECF Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada, fará uma sensibilização sobre o tema no CSU do Parque Dez, no dia 16 de junho, das 19h às 21h.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) teve início, em 1996, como ação do Governo Federal, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 2005, ocorreu a integração do Peti com o Programa Bolsa Família, o que trouxe mudanças significativas para o aprimoramento da gestão da transferência de renda. Em 2011, o Peti foi instituído pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). 

Com informações da assessoria.