Início » Carnaval na Floresta: Saúde divulga monitoramento de atendimentos neste sábado
Amazonas Geral

Carnaval na Floresta: Saúde divulga monitoramento de atendimentos neste sábado

Monitoramento integra vigilância para eventos de massa

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulga, neste sábado (18/02), o Informe Epidemiológico diário com monitoramento cumulativo dos atendimentos de saúde durante o Carnaval na Floresta, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus. O informe está disponível em: https://bit.ly/3xxDpkx.

Foram 7 atendimentos realizados, sendo 5 no sambódromo e 2 no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Alvorada, na zona oeste da capital, que é a unidade de retaguarda para o evento. Dos 7 atendimentos, são 4 trabalhadores do evento e 3 brincantes da festa. Todos são moradores de Manaus. 

Dos 7 atendidos, 3 têm 3 doses de vacina contra a Covid-19, 3 têm 4 doses e 1 não informou o status vacinal. São 5 homens e 2 mulheres, com idades entre 15 e 64 anos. Foram realizados 5 testes para detecção de Covid-19, que apresentaram resultado negativo.

As pessoas atendidas apresentaram Síndrome Gripal, com sintomas de dor de cabeça, febre, tontura, falta de ar, mal-estar, pressão alta, dor torácica, dor abdominal e desmaio. Foram realizados os serviços de aferição de pressão arterial, atendimento médico e de enfermagem.

Para o monitoramento, a FVS-RCP executa as ações de Vigilância em Saúde para eventos de massa. Técnicos atuam identificando ocorridos de saúde relacionados à programação realizada no Sambódromo de Manaus. Os atendimentos são realizados no sambódromo ou no SPA do Alvorada.

Assistência

A SES-AM instalou ambulatórios para prestar suporte à assistência em saúde durante os desfiles das escolas de samba de Manaus, que seguem até este sábado (18/02), no Sambódromo. A estrutura tem dois leitos e conta com equipe multiprofissional de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos, para o atendimento aos foliões no local.

Para eventos de maior gravidade, há de prontidão uma Ambulância de Suporte Básico (USB) e outra ambulância de Unidade de Suporte Avançado (USA), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com a finalidade prestar socorro aos torcedores em casos de urgência e emergência.

A unidade de retaguarda é o SPA Alvorada e, para casos mais graves, os hospitais e pronto-socorros da capital.