Início » PF prende Simão Peixoto por manipular testemunhas de desvio no Amazonas
Amazonas Destaque

PF prende Simão Peixoto por manipular testemunhas de desvio no Amazonas

O prefeito de Borba, Simão Peixoto (MDB), foi preso nesta terça-feira (9), pela Polícia Federal, na Operação Voz do Poder, acusado de ter manipulado testemunhas de investigação que apura desvios de R$ 29,2 milhões em recursos para compra de merenda escolar, durante a pandemia do covid-19, em 2020. Simão Peixoto voltou a ser afastado do cargo, por 180 dias.

O prefeito filiado  já esteve preso entre maio e julho de 2023, quando deflagrada a Operação Garrote, na qual o Ministério Público do Amazonas (MPAM) investigava por suspeitas de fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, na compra de kits de merenda escolar com ausência de carne, de charque, ou com quantidade muito reduzida das proteínas. Hoje, houve novas diligências para coletar provas, em Borba e na capital, Manaus, sobre o esquema que ainda tem indícios de falsificação nos recibos de entrega e de possíveis pagamentos sem comprovação documental.

A PF explicou que a medida de prisão preventiva e o novo afastamento do prefeito resultam de evidências de que Simão Peixoto conduziu uma videoconferência com servidores municipais intimados a prestar esclarecimentos sobre a investigação.

“Neste encontro, o prefeito teria oferecido assistência jurídica e fretamento de aeronave, custeados pela Prefeitura, o que poderia representar uma tentativa de influenciar indevidamente as testemunhas. Embora possa ser interpretada como um gesto de auxílio, esta ação cria um ambiente propício para que os servidores se sintam pressionados a adaptar seus depoimentos aos interesses do investigado, comprometendo potencialmente a integridade e a credibilidade das investigações em curso”, explica a PF no Amazonas, por meio de sua Comunicação Social.

Ao reassumir o mandato, em setembro de 2023, o prefeito agora novamente afastado afirmou que sempre acreditou na legalidade e na Justiça e nunca temeu ser investigado. “Reitero o compromisso de colaborar com a Justiça para esclarecer cada fato. E reitero ainda mais o compromisso de cuidar de Borba, melhorando o dia a dia do borbense com as ações que construímos, edificamos, e estamos por fazer na Prefeitura Municipal de Borba”, disse o prefeito, à época.