Início » Idam capacita membros de associações de produtores de Autazes
Agro

Idam capacita membros de associações de produtores de Autazes

Ação busca organizar as associações para acessarem as políticas públicas do Governo do Estado

Com o objetivo de incentivar produtores rurais e organizações para participarem de chamadas públicas, o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), está capacitando membros de associações em Autazes (a 111 quilômetros de Manaus). Entre os cursos estão Associativismo, Técnicas de Gestão e Liderança, Automotivação e Gestão Organizacional.

A série de capacitação que está sendo realizada no município tem como objetivo organizar as associações para que em 2024 estejam aptas para acessarem as políticas públicas do Governo do Estado

Os cursos se iniciaram em julho nas comunidades do Rio Madeirinha, Rio Mutuca, São Sebastião e Nova Jerusalém, e nessa semana será atendida a Comunidade Bom Jesus. Ao todo, mais de 100 membros já foram capacitados.

“Durante o mês de julho e agosto estaremos membros e sócios das associações acerca da importância de todos estarem envolvidos nos trabalhos da organização e motivá-los a participar da organização administrativa e financeira. Em 2024, esperamos ter no mínimo 10 organizações aptas a participarem das chamadas públicas”, disse o gerente da unidade local do Idam em Autazes, Josinei da Silva.

Para o técnico Maurício Borges, que assiste as comunidades do município mais distantes da sede, o projeto vem para acrescentar e motivar as associações.

 “Há comunidades que nunca tiveram conhecimento em associativismo nem liderança, e agora vão organizar a gestão. Por este motivo é tão importante a participação de todos, pois ajuda no crescimento da comunidade como organização, através da qual terão acesso a políticas públicas e outros editais de chamadas do estado”, destacou Maurício.

Já para o vice-presidente da associação de São Sebastião, Marcus Benedito, a capacitação lhes permitiu aprender que podem contribuir para o crescimento de sua própria comunidade.

“É muito bom e importante o apoio do Idam na nossa associação. Daqui para frente iremos seguir o protocolo certinho para que em 2024 estejamos aptos para participar dos programas que o governo tem a nos oferecer”, afirmou.


FOTOS: Divulgação/Idam