Início » Prefeitura de Manaus recebe comitiva internacional em visita a equipamentos socioassistenciais da cidade
Manaus

Prefeitura de Manaus recebe comitiva internacional em visita a equipamentos socioassistenciais da cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), com apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), recebeu a visita de representantes da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), nos equipamentos socioassistenciais da capital, na manhã desta segunda-feira, 8/5.

O objetivo foi apresentar os trabalhos realizados pela gestão municipal no combate à violência contra a mulher e a execução de outras políticas de proteção social.

Ao longo da visita, os representantes conheceram as instalações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Norte, localizado no bairro Cidade Nova, e do Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), no bairro Flores, zona Centro-Sul.

“A Usaid vem nos apoiando imensamente com o fornecimento de técnicos qualificados e a doação de materiais informativos, então eles, enquanto órgão financiador, vêm ao Brasil para supervisionar e avaliar os trabalhos realizados com o seu apoio. Para nós, isso é de suma importância, à medida que podemos mostrar os resultados de tudo aquilo que desenvolvemos e garantir a elaboração de novas parcerias para a rede de proteção do município”, explicou a Subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.

Tal apoio, por sua vez, é realizado por meio do projeto “Fortalecimento dos Serviços de Atenção à Violência Baseada no Gênero que Salvam Vidas”, desenvolvido pela Usaid e pelo UNFPA, em parceria com o poder público dos estados do Amazonas e Roraima, cujo objetivo consiste em fortalecer as capacidades da rede de proteção local.

De acordo com Erin Magee, consultora regional da Usaid, uma das principais prioridades da organização é o desenvolvimento de políticas de proteção social ao redor de todo o mundo, logo, a realização da visita à cidade e seus equipamentos é de extrema importância para uma manutenção ainda mais qualificada e adequada às especificidades locais dessa parceria.

“É muito importante para Usaid que estejamos aqui, em campo, vendo todo o impacto dos programas e políticas que estamos apoiando junto à prefeitura, o UNFPA e outros parceiros. Você ler sobre algo é uma coisa, mas estar aqui, falar com as técnicas de atendimento, ouvir sobre como vão as coisas dentro da comunidade e poder oferecer ainda mais orientações é algo realmente muito diferente e importante para que nós enxerguemos com os nossos próprios olhos a realidade daqui e entendamos melhor toda a situação”, afirmou.

Já o coordenador de Respostas Humanitárias do UNFPA no Brasil, Caio Oliveira, destacou a gravidade dos desafios apresentados pelo município de Manaus dentro do contexto da violência contra a mulher, e também enfatizou a necessidade da promoção e do firmamento de parcerias com o poder público e outros parceiros, como a própria Usaid, para a garantia de direitos e o acesso da população a políticas públicas eficazes, bem como a transparência durante todo esse processo.

“Nós entendemos que fortalecer as capacidades do Estado, dos serviços que prestam atendimento, melhorar suas estratégias, pensar soluções em conjunto e sistematizá-las para que se tornem uma resposta com efeitos de longo prazo é fundamental, assim como, também, é garantir que os parceiros responsáveis pela elaboração e implementação dessas estratégias, nesse caso a Usaid, tenham conhecimento dos resultados alcançados através dessas parcerias”, concluiu.