Início » Espaços construídos pelo Prosamin+ oferecem prática de esporte de base e comunitário 
Esporte

Espaços construídos pelo Prosamin+ oferecem prática de esporte de base e comunitário 

MANAUS 06.07.23 - PARCERIA ENTRE A UGPE E A SEDEL LEVA ESPORTE AOS ESPAÇOS CONSTRUIDOS PELO PROSAMIN+. FOTO: TIAGO CORREA_UGPE

 As atividades são desenvolvidas pela Sedel, através de repasse dos equipamentos, feito pela UGPE, órgão responsável pelo programa 

Alguns espaços construídos pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) estão funcionando como núcleos para a prática de esporte de base e comunitário, em atividades desenvolvidas pelo Governo do Amazonas. É o caso das quadras de areia do Parque das Araras, na Praça 14 e do recém-inaugurado Complexo de Lazer do São Jorge, na zona oeste.  

A iniciativa faz parte das ações implementadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), visando o bem-estar da população beneficiada pelo programa. O Prosamin+ é executado pela UGPE, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O repasse dos espaços é feito à Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), para que possam funcionar como núcleos do Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e do RespirAR.  

De acordo com o secretário da Sedurb, engenheiro civil Marcellus Campêlo, após a inauguração dos espaços, é assinado um termo de repasse para a Sedel. “A preocupação com a socialização, o desenvolvimento e bem-estar das famílias beneficiadas pelo Prosamin+, após o reassentamento, é um diferencial do trabalho que vem sendo realizado. Nesse contexto, investimos em muitas vertentes e o esporte é uma estratégia eficiente na busca por esse objetivo”, afirma Campêlo.      

O secretário de Esportes, Jorge Oliveira, ressalta a importância da parceria, que beneficia as comunidades, alcançando pessoas de todas as idades. “Como ferramenta de transformação social, a Sedel assume esses espaços para implementar o Pelci e o RespirAR, com o intuito de promover a iniciação esportiva e garantir atividades que combatam o sedentarismo, atendendo crianças, jovens e adultos”, observa Jorge Oliveira. 

No Parque das Araras, três vezes por semana, dezenas de jovens colocam seus uniformes de treino e se apresentam para a escolinha do projeto Futevôlei nos Bairros, que integra o Pelci. As aulas são ministradas pelos instrutores David Lazaroni e Edilson Peixoto, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h. “Eu gosto de vir aqui para treinar e ocupar o tempo. Não sou muito de sair de casa, mas aqui eu sinto que faço uma atividade física e escolho um bom caminho para a minha vida”, afirma a estudante Keliane Fernandes, de 13 anos. 

Inaugurado no último dia 20 de junho pelo governador Wilson Lima, o espaço de lazer do São Jorge, que inclui a quadra poliesportiva Raimundo Caubi Branco, está com a agenda lotada.  Localizado no São Jorge, na rua Valdemar Pedrosa, esquina com a rua Lourenço, o local oferece, pelo RespirAR, aulas de ginástica funcional (segundas e quartas), zumba (terças e quintas) além de atendimento de fisioterapia às sextas-feiras.  As modalidades ofertadas pelo Pelci são futsal, vôlei e jiu-jitsu (de segunda a quinta-feira). 

“Estamos entregando espaços que recebem crianças, adolescentes  e adultos, e também servem de referência para a comunidade, para a associação dos idosos, para o clube de mães e outras atividades sociais”, destacou o governador, por ocasião da entrega. 

Matrículas 

Os interessados em participar do Pelci podem se inscrever de segunda a quinta-feira, das 17h às 19h, nos próprios núcleos, com os seguintes documentos: cópia de RG do aluno e responsável, uma cópia do CPF do aluno e responsável, declaração escolar, uma foto 3×4 e cópia do comprovante de residência. Para participar das atividades do RespirAR os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência no ato da inscrição.  

Com informações da assessoria.