Início » Senador Omar Aziz recebe título de cidadão honorário de Brasília
Política

Senador Omar Aziz recebe título de cidadão honorário de Brasília

Atuação do senador no arcabouço fiscal e pela indústria do Amazonas levou à concessão da honraria

A Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senador Omar Aziz (PSD-AM), em reconhecimento aos serviços prestados pelo parlamentar ao país e à capital brasileira. O projeto de lei, proposto pelos deputados Robério Negreiros e Jorge Vianna, teve como base a trajetória e a atuação de Omar pelos interesses do Amazonas e de toda a população brasileira.

Omar Aziz foi relator do projeto do arcabouço fiscal, em que defendeu a manutenção dos repasses da União à capital brasileira por meio do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), destinado aos investimentos em segurança, saúde e educação na capital do país.

O senador do Amazonas também ganhou destaque nacional como presidente da CPI da Covid, sendo uma das vozes mais incisivas de oposição ao governo federal na época. Seu trabalho na comissão foi fundamental para agilizar a compra e distribuição da vacina contra a Covid-19 para a população.

Omar Aziz aproveitou o seu discurso no parlamento do DF para lembrar da importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) e de que o Brasil precisa passar a enxergar o Polo Industrial de Manaus como um vetor de desenvolvimento nacional. “O Amazonas tem a Zona Franca de Manaus e somos muito gratos a todos aqueles que nos apoiam. Mas a gente discute a Zona Franca e, para alguns, lá parece ser uma ilha de exceção. A Zona Franca de Manaus não é um paraíso fiscal. Ela não é subsidiada como o agronegócio, que vem sendo impulsionado por um projeto de mecanização da agricultura desde 2003, do primeiro governo Lula. Eu sou a favor desse apoio, mas não venha chamar a Zona Franca de paraíso fiscal”, reforçou Omar, que usou o tempo também para fazer um apelo pela rodovia BR-319.

Presente na solenidade, o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, destacou que o ato em benefício do Distrito Federal no projeto do arcabouço fiscal é a tônica da atuação de Omar pelo povo do Amazonas nos seus anos de experiência.

“O gesto que o senador Omar fez com relação ao povo de Brasília é um gesto permanente da sua vida para o povo do Amazonas, repetido diariamente. O gesto de solidariedade e de visão com relação ao Estado brasileiro, seja na capital federal ou no mais longínquo município do Amazonas, dos rincões dos altos rios, é o que mede a atuação do senador Omar”, declarou Bosco.

Nascido em Garça, interior de São Paulo, Omar Aziz iniciou sua carreira política em Manaus há mais de 30 anos. Formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Amazonas, Aziz iniciou sua vida pública no movimento estudantil, ocupando os carfoa de vereador e deputado estadual na década de 1990, além de ter sido vice-prefeito de Manaus e eleito duas vezes governador do Estado.