Início » Departamento Integrado de Operações Aéreas atua em resgate de pacientes durante estiagem
Amazonas Destaque

Departamento Integrado de Operações Aéreas atua em resgate de pacientes durante estiagem

Ação do Dioa tem sido realizada em parceria com o Samu

A estiagem severa de 2023 no Amazonas tem afetado de muitas formas a população, principalmente a ribeirinha. Com a dificuldade dos transportes terrestre e fluvial, para se chegar a algumas comunidades só tem sido possível por meio aéreo, inclusive em resgate de vítimas. Para essas ocorrências, a população que vive em regiões de difícil acesso pode contar com as ações do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM).

De acordo com o titular do Dioa, delegado Rafael Montenegro, com a severa seca dos rios neste ano, a ajuda à maioria das comunidades ribeirinhas têm chegado pelo ar.

“A estiagem deste ano veio castigando muito essas comunidades ribeirinhas, impossibilitando o acesso via terrestre ou fluvial, e aí nós somos acionados com o nosso helicóptero, justamente para levarmos remédios, cestas básicas, produtos de higiene pessoal. Enfim, toda estrutura que elas precisam”, disse.

Ainda de acordo com Rafael Montenegro, a estiagem também fez aumentar a demanda do Dioa pelo serviço aeromédico. Ele disse que o Departamento atua em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestando apoio no resgate de pacientes.

“Pessoas que às vezes são vítimas de infarto, desidratação, picadas de animais peçonhentos, o Samu nos aciona, nos pede essa ajuda por conta da impossibilidade da ambulancha chegar aos locais, devido a seca”, explicou. “É uma demanda diária para essas comunidades, e na medida do possível a gente vem atendendo todas. Graças a Deus, tem sido um trabalho exitoso. A gente nunca perdeu sequer um paciente”, completou o delegado.

Desde que começou a estiagem, o Dioa tem feito de três a quatro resgates por semana.

Parceria

Para a médica intervencionista e diretora clínica do Samu, Alessandra Said, a parceria com o Dioa é fundamental para o resgate de vítimas ao longo dos rios amazônicos ou em comunidades da Região Metropolitana de Manaus, onde o acesso por meio terrestre ou fluvial está comprometido.

“O trabalho do Samu ganhou uma parceria forte, que é o Dioa. Tem mais de dois anos que a gente tem trabalhado junto com essa equipe que impulsionou, alavancou realmente a nossa chegada até os ribeirinhos, e fez com que a gente pudesse atender mais e mais essa demanda que tem aumentado”, destacou a médica.

Alessandra Said disse que a parceria com o Departamento Integrado de Operações Aéreas da SSP-AM é resultado de um trabalho humanizado, que permite atender a vítima com agilidade.

“A gente gostaria de agradecer a essa parceria, esse convênio que temos com o pessoal do Dioa. Durante todo esse tempo que a gente tem trabalhado, temos sucesso com todos os atendimentos chegando ao pronto-socorro em tempo hábil”, destacou a médica intervencionista.