Início » Estudantes participam do último Viradão Saeb do Educa+Manaus
Educação Manaus

Estudantes participam do último Viradão Saeb do Educa+Manaus

Aproximadamente 500 alunos do 5º ano do ensino fundamental, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta terça-feira, 17/10, em tempo integral, do último Viradão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do programa Educa+Manaus. O aulão E+ show aconteceu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da secretaria, com apoio da plataforma Super Ensino, responsável pelas aulas e com transmissão para as escolas municipais, beneficiando mais de 33 mil alunos da modalidade.

O Viradão é uma ação complementar com foco nos descritores da matriz de referência Saeb. Durante o mês de outubro, 309 unidades de ensino da Semed estarão participando da ação, que envolve 34.090 estudantes das turmas de 5º e 9º ano do ensino fundamental, com o engajamento de todas as DDZs. O Viradão Saeb conta com algumas subações: Aulas E+ Show, Aulas Personalizadas e 6º Tempo.

O subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar, acompanhou todo o processo dos profissionais da secretaria com a realização do viradão, assim como os responsáveis pela plataforma que deram todo o suporte para que os alunos consigam êxito na prova.

“Na cidade de Manaus, tivemos um trabalho muito forte neste ano, com relação à aprendizagem. O prefeito David Almeida e a secretária Dulce Almeida deram todo o apoio. Nós convergimos nossa energia para trabalhar focado na aprendizagem, que vai refletir em melhores resultados. O viradão Saeb é a nossa última ação hoje com os alunos do 5º ano, e nesta quarta-feira, será do 9º ano com aula de língua portuguesa e matemática, presencialmente no auditório da Semed e a transmissão para mais de 33 mil estudantes nas escolas recebendo esse sinal. É uma ação muito bonita do programa Educa+Manaus focado para a Semed Manaus visando aprendizagem e resultados”, alertou.

Com um total de 66 estudantes do 5º ano, a escola municipal Ricardo Pereira Parente, bairro São José 1, zona Leste, já prepara seus alunos desde o 1º ano para a prova do Saeb. A aluna Maysa Laiane Souto de Assunção, 10 anos, que faz parte desse processo, está confiante em bons resultados na avaliação, em virtude do trabalho realizado na escola e em casa.

“A importância é muito grande, porque essa aula vai ajudar a gente a tirar uma nota alta. Tudo isso está me ajudando bastante, eu aprendi várias coisas que não sabia antes e outras que aprendi mais ainda. Eu estudo bastante em casa e na escola, me ajuda muito mesmo e isso tem ajudado, porque antes não era tão boa em português, agora eu melhorei, onde os descritores também ajudam”, comentou.

Para o professor de matemática da plataforma Super Ensino, Marvyson Darley, conhecido como Pimpolho, um dos educadores que realizou a aula interativa e dinâmica com os alunos, é primordial fazer algo diferente, pois todos os alunos conseguiram aprender com mais facilidade e sem aquela pressão natural que envolve os estudos.

“Esse viradão é muito importante para os alunos, porque eles sentem essa energia, pois estão há pouco dias da prova do Saeb. Nós estamos sentindo uma evolução a cada simulado. Por exemplo, na minha parte de matemática, a cada simulado estamos aumentando a quantidade de acertos, de pontuação, isso porque estamos levando o ensino da disciplina de maneira divertida, descontraída, em que os alunos se divertem e sem perceber eles estão aprendendo e gostando de estudar”, explicou.  

A escola municipal Aracilia Oliveira da Silva Costa, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, vai participar da prova do Saeb com total de 96 estudantes alunos do 5º ano do ensino fundamental, mas já trabalha na preparação com os estudantes, desde o 4º ano.

“O viradão é uma coisa bem importante, pois vamos levar para toda nossa vida. Eu tinha um pouco de dificuldade em matemática, mas eu aprendi mais com a minha professora na escola. Na escola eu estudo muito, e em casa também, mas minha mãe sempre pede para eu me dedicar”, apontou a aluna do 5º ano, Débora Alice Lopes Oliveira, 11 anos.