Início » ABF divulga ganhadores do Selo de Excelência de Franchising 2023
Notícias Corporativas

ABF divulga ganhadores do Selo de Excelência de Franchising 2023

Dentre os ganhadores deste ano estão as redes Rei do Mate, Vivenda do Camarão e Super Visão

Nesta semana a Associação Brasileira de Franchising divulgou as marcas ganhadoras do Selo de Excelência de Franchising (SEF), que é concedido anualmente, há mais de 30 anos, às principais empresas que atuam no mercado brasileiro de franquias. A importância do reconhecimento se estende, além da comunicação e visibilidade, para a parte comercial da marca, já que em um modelo de negócio baseado na cooperação, ser reconhecido nacionalmente pela qualidade na prestação de suporte aos franqueados pode facilitar o processo de expansão da rede. 

O reconhecimento é concedido as marcas que alcançaram a maior pontuação na Pesquisa respondida por seus respectivos franqueados. O estudo tem o objetivo de avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.

No total, 225 empresas de diferentes segmentos foram chanceladas entre as quatro categorias: Mega, Máster, Sênior e Pleno. Cada posição corresponde ao número de franqueados, unidades em operação e tempo de atuação no segmento. Segundo a ABF, há 2.877 redes de franquias no Brasil, sendo que menos de 10% recebem o reconhecimento por sua atuação no mercado com Selo.

Dentre os ganhadores deste ano, estão marcas como Rei do Mate (casa de mate), Vivenda do Camarão (rede de pratos à base de camarão e frutos do mar) e Super Visão (franquia de vistorias automotivas). No caso do Rei do Mate, a empresa comemora, nesta 32ª edição do SEF, seu 24º selo consecutivo. Já a Vivenda do Camarão recebe o reconhecimento pelo 20º ano e a Super Visão pelo 2º ano seguido.