Início » Prefeitura vai reforçar ações de cuidado à saúde masculina em comemoração ao Dia Nacional do Homem
Saúde

Prefeitura vai reforçar ações de cuidado à saúde masculina em comemoração ao Dia Nacional do Homem

Em comemoração ao Dia Nacional do Homem, celebrado em 15 de julho, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizará a partir da próxima segunda-feira, 3/7, a ação de intensificação dos serviços de saúde voltados ao público masculino em todos os seus Distritos de Saúde (Disas).

A programação compreende a realização de palestras sobre bem-estar físico e mental abordando temas relacionados à hipertensão, diabetes, tabagismo e sedentarismo. Haverá também a realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, aferição de pressão arterial e de glicemia, atualização da caderneta vacinal do homem e a promoção do Pré-Natal do Parceiro.

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, ressalta que a programação é uma intensificação dos serviços de saúde que são ofertados rotineiramente nas unidades da rede municipal.

“Essas ações serão reforçadas em julho como forma de sensibilizar os homens sobre os cuidados necessários para que tenham uma boa qualidade de vida. Os homens costumam entrar no sistema de saúde pela média complexidade, mas se utilizarem os serviços da atenção básica, ofertados pela Semsa, uma série de agravos a saúde podem ser resolvidos ou minimizados”, esclarece.

A programação será voltada especialmente para os homens de 20 a 59 anos, faixa-etária que correspondente à parcela produtiva da população e que necessita de orientações para os cuidados preventivos em saúde, explica o chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem, Meirivaldo Maia.

“As equipes das unidades de saúde vão realizar essas ações com o objetivo de ampliar o acesso dos homens à Rede de Atenção Primária à Saúde. Eles ainda resistem a tomar os cuidados preventivos porque há uma crença de que isso é fraqueza. Aos poucos estamos mudando essa concepção negativa”, assinala Meirivaldo.

Diferencial

Tendo em vista a grande concentração de homens trabalhando na construção civil, este ano, a Semsa, em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus (Seconci), também realizará ações em canteiros de obras espalhados pela cidade.

Além disso, no dia 15/7, serão realizadas diversas ações de saúde em comemoração ao Dia Nacional do Homem, no campo de futebol Paulo Roberto Souto, localizado nas proximidades da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. José Amazonas Palhano, coordenado pelo Disa Leste.