Início » “Mais uma etapa vencida” diz Bolsonaro sobre cirurgias
Destaque Política

“Mais uma etapa vencida” diz Bolsonaro sobre cirurgias

Ex-presidente realizou operações nos sistemas digestivo e respiratório; segundo a equipe médica, resultado foi satisfatório.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 68 anos, afirmou que as cirurgias realizadas na manhã desta 3ª feira (12.set.2023) representam “mais uma etapa vencida”. O ex-chefe do Executivo passou por procedimentos nos sistemas digestivo e respiratório no hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Segundo o boletim médico (íntegra -173 KB), transcorreram “de forma satisfatória e sem intercorrências”

Bolsonaro deu entrada no centro cirúrgico pouco antes das 5h desta 3ª feira.  Às 8h12, o ex-presidente estava na sala de recuperação. Ele realizou procedimentos nos:

  • Sistema digestivo: fundoplicatura endoscópica para tratar o refluxo;
  • E sistema respiratório: septoplastia (desvio de septo), turbinectomia (cornetos nasais) e uvulopalatofaringoplastia (garganta) para melhorar a condição respiratória.

Num 1º momento, o assessor de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, havia dito que o ex-presidente passaria apenas por uma correção de uma hérnia de hiato no estômago e desvio de septo no nariz….

Em 23 de agosto, Bolsonaro passou pelo mesmo hospital de São Paulo para realizar exames de rotina, para avaliar sua condição clínica, “principalmente no sistema digestivo, tráfego intestinal, aderências, hérnia abdominal e refluxo”. …

HISTÓRICO
Desde que sofreu o atentado durante um ato de campanha pelas eleições presidenciais de 2018, em Juiz de Fora (MG), Bolsonaro foi internado várias vezes. Na ocasião, ele foi esfaqueado e teve o intestino perfurado. Desde então, o ex-presidente realizou ao menos 8 cirurgias e foi diagnosticado com covid-19.

Ao todo, 5 procedimentos tiveram relação com o ferimento na barriga. Em julho de 2021, o ex-presidente apresentou soluços persistentes e foi internado depois de ser diagnosticado com suboclusão intestinal.

Oclusão é uma obstrução, quando a alimentação e as secreções não conseguem progredir pelo tubo digestivo. No caso do ex-presidente, o termo “suboclusão” indica que há uma obstrução parcial. A suboclusão é uma oclusão incompleta. …

O poder 360