Início » Zona Norte: Mais de 500 pessoas da comunidade Bom Pastor recebem estrutura regular de água tratada
Manaus

Zona Norte: Mais de 500 pessoas da comunidade Bom Pastor recebem estrutura regular de água tratada

Estrutura garante abastecimento de água 24h por dia para famílias que moram em comunidade na zona Norte

Água é sinônimo de saúde e qualidade de vida. Com a chegada da estrutura regular da Águas de Manaus na comunidade Bom Pastor, localizada na Colônia Santo Antônio, zona Norte da cidade, cerca de 500 pessoas começaram a receber este benefício. O local é uma área vulnerável composta por ruelas e becos, e recebeu pela primeira vez acesso à rede de distribuição de água tratada.

A obra já foi finalizada e garante que estas famílias recebam o líquido, livre de contaminações. “Aqui o nosso acesso era por ligações clandestinas. Às vezes, os tubos quebravam e tínhamos que juntar dinheiro entre os moradores para comprar outros. A água nessa tubulação irregular chegava com areia e barro. Agora esse problema vai acabar e por isso estamos muito felizes”, disse a moradora da comunidade, Noely dos Santos.

Ao todo, foram implantados mais de 790 metros de rede. Por se tratar de um local com becos de difícil acesso, a obra durou cerca de 25 dias. Equipes do cadastro também realizaram visitas aos moradores para cadastrar as residências. Por se tratar de uma área vulnerável, as famílias foram inscritas na Tarifa Manauara, benefício que concede desconto de 50% no valor da fatura.

Uso consciente

Desde o início das operações da Águas de Manaus na capital amazonense, foram implantados mais de 200 mil metros de rede de distribuição de água em áreas vulneráveis, como comunidades recém regularizadas e que estão localizadas longe da área central da cidade. Essas ações de regularização têm reduzido as perdas de água na capital em quase 20 pontos percentuais, saindo da casa dos 74,95%, em 2018, para os atuais 56%.

“Quando regularizamos estas famílias também contribuímos para a proteção do meio ambiente, já que teremos controle do que é usado. Até mesmo a própria população começa a ter consciência sobre a importância do uso consciente a fim de preservar este recurso natural”, destaca o gerente de Serviços, Felipe Poli.

Uma equipe da Responsabilidade Social esteve no local para orientar os moradores da comunidade sobre o sobre o uso consciente da água.