Início » Dicas para refrescar o corpo e a casa sem precisar de ar-condicionado
Destaque Saúde

Dicas para refrescar o corpo e a casa sem precisar de ar-condicionado

As temperaturas estão de 4º a 5 °C acima da média para o período de inverno no Brasil, afirmou Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em entrevista à CNN nesta terça-feira (22).

“A temperatura está em média de 4 a 5 °C acima do normal para essa época ano, puxando mais para o interior e o centro de São Paulo, onde essas temperaturas estão sendo bem sentidas”, disse Mamedes.

O meteorologista prevê que temperaturas-recorde sejam registradas e termômetros em torno dos 40 °C nas seguintes regiões do país:

  • Mato Grosso do Sul, principalmente no Pantanal;
  • áreas isoladas do Mato Grosso;
  • noroeste de Goiás;
  • sudeste do Amazonas;
  • sudoeste do Pará.

Manter-se fresco pode ser feito usando alguns suprimentos básicos e sabendo como manipular sua casa para controlar suas temperaturas. Aqui estão 14 métodos para fazer isso.

Fique hidratado

Quando você está com calor e corado, hidratar-se é o primeiro e mais importante passo para se refrescar, disse Wendell Porter, professor emérito de engenharia agrícola e biológica da Universidade da Flórida.

A temperatura da água não importa, pois seu corpo vai aquecê-la, acrescentou. Se seu corpo está sofrendo com o calor e precisa se refrescar, não pode fazer isso sem umidade suficiente, pois o corpo se resfria com o suor.

Tome um banho frio

Tomar um banho frio ajuda a resfriar o corpo, diminuindo a temperatura central, disse Porter.

Para uma sensação extra, experimente o sabonete de hortelã-pimenta. O mentol no óleo de hortelã-pimenta ativa os receptores cerebrais que informam ao corpo que algo que você está comendo ou sentindo está frio.

Use panos frios no pescoço ou nos pulsos

Coloque um pano frio ou sacos de gelo em seus pulsos ou coloque-os em volta do pescoço para resfriar o corpo. Esses pontos de pulsação são áreas onde os vasos sanguíneos estão próximos à pele, para que você esfrie mais rapidamente.

Use ventiladores

Coloque os ventiladores voltados para as janelas dos quartos em que você está passando o tempo para soprar o ar quente e substituí-lo por ar frio no interior.

Se o clima em sua área tende a cair entre 10 e 21 graus pela manhã e à noite, abrir as janelas de ambos os lados da casa durante esses horários pode facilitar um sistema de ventilação de fluxo cruzado. Se você fizer isso, pode optar por usar ou não os ventiladores, mas os ventiladores ajudariam a resfriar a casa mais rapidamente, disse Porter.

O ar livre pode puxar o ar quente de sua casa, deixando uma temperatura mais baixa ou trazendo a brisa. Apenas certifique-se de fechar as janelas quando o sol sair e, em seguida, abri-las quando o tempo estiver frio novamente.

Apenas descansar perto de um ventilador também reduziria a temperatura do corpo.

Feche as cortinas ou persianas

Se você tiver janelas voltadas para a direção do sol de manhã à tarde, feche as cortinas ou persianas sobre elas para “evitar que o sol entre diretamente na casa e aqueça (o) interior”, disse Porter.

Você também pode instalar cortinas blackout para isolar a sala e reduzir os aumentos de temperatura que aconteceriam durante o dia.

Se você ligar o ar condicionado, não o deixe abaixo de 21 graus Fahrenheit em um esforço para resfriar a casa mais rapidamente, disse Samantha Hall, diretora administrativa da Spaces Alive, uma empresa de pesquisa de design sediada na Austrália que ajuda a criar ambientes saudáveis e sustentáveis. edifícios.

“Ele apenas corre por mais tempo para atingir essa temperatura e continuará até que você comece a sentir um pouco de frio e seja difícil de equilibrar”, acrescentou ela. Em vez disso, mantenha a temperatura da unidade o mais alta possível enquanto ainda estiver confortável.

Durma com lençóis respiráveis

O algodão é um dos materiais mais respiráveis, então lençóis ou cobertores de algodão podem ajudar a mantê-lo fresco durante a noite.

Quanto menor a contagem de fios do algodão, mais respirável ele é, disse Porter. Isso ocorre porque contagens de fios mais altas têm mais tecelagem por metro quadrado.

Durma no porão

Se você não consegue dormir a noite toda porque está com muito calor, tente dormir em algum lugar além do seu quarto, se for uma opção. O calor vai para cima, portanto, se você tiver um andar inferior ou porão em sua casa, configure uma área de dormir temporária para experimentar temperaturas mais baixas à noite.

Não refrigerar ou congelar cobertores ou roupas

Conselhos comuns para se refrescar sem ar-condicionado incluem refrigerar ou congelar meias, cobertores ou roupas molhadas e depois guardá-los para usar enquanto você dorme. Mas esta não é uma boa ideia, disse Porter.

Por causa da “quantidade de energia que eles podem absorver de seu corpo naquela noite, eles ficarão aquecidos em questão de minutos”, disse ele. “E então você teria coisas úmidas que criariam mofo em seu colchão. Então você definitivamente não quer fazer isso.”

Feche as portas dos quartos não utilizados

Se ninguém estiver usando uma sala que não tenha aberturas ou registros, feche a porta dessa área para manter o ar fresco confinado apenas às áreas ocupadas da casa.

Use o exaustor em sua cozinha e/ou banheiro

Acione o interruptor do exaustor em sua cozinha para puxar o ar quente que sobe depois de cozinhar ou no banheiro para extrair o vapor após o banho.

Instale lâmpadas economizadoras de energia

As lâmpadas incandescentes geram uma temperatura mais alta do que as lâmpadas LED. Para fazer a troca, observe as vendas de lâmpadas com baixo consumo de energia e, em seguida, substitua lentamente as lâmpadas em sua casa, disse Porter.

A troca de lâmpadas pode economizar dinheiro, mas não reduz muito o calor em casa, disse Hall. No entanto, se você se concentrar em trocar as lâmpadas nas áreas próximas, isso faria uma diferença mais perceptível, disse Porter.

Cozinhe pela manhã, ou fora de casa

O calor do forno pode se espalhar por toda a sua casa. Mantenha o calor centralizado em uma área. Ou cozinhe ao ar livre em uma grelha para manter o calor do lado de fora.

Desfrute de guloseimas congeladas

Comer um picolé ou sorvete para esfriar pode ajudar por um momento. Mas não exagere no açúcar se estiver superaquecido ou correr o risco de superaquecer, disse Porter.

“O açúcar aumentaria seu metabolismo e você começaria a se sentir internamente quente”, disse ele. “Portanto, o doce refrescante pode ser bom, mas o açúcar extra pode não ser.”

Pesquise o que seu estado oferece

Se você já tentou de tudo e ainda não consegue vencer o calor em casa, pode procurar online por programas locais que ofereçam condicionadores de ar sem dutos.

Dependendo do seu estado, alguns centros de resfriamento – instalações públicas com ar-condicionado onde as pessoas podem se aliviar durante o clima extremamente quente – podem estar abertos e tomando precauções para garantir que sejam o mais seguros possível. Você pode começar verificando com os escritórios de serviços públicos locais, pois eles saberiam quem está oferecendo determinados programas, recomendou Porter.

CNN Brasil