Início » Mulheres são 54% dos funcionários de bares e restaurantes
Notícias Corporativas

Mulheres são 54% dos funcionários de bares e restaurantes

Estudo foi realizado pela Abrasel; mulheres sócias chegam a 38,22% no setor de alimentação fora do lar

O setor de alimentação fora do lar conta com mais de 1,6 milhão de mulheres empregadas. O cenário dos bares e restaurantes aponta dados positivos quando colocada a discussão sobre a presença das mulheres. As estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisadas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), revelam que as mulheres compõem 54% da mão de obra formal no ramo de alimentação fora do lar. No âmbito informal, esse índice atinge 56%.

A presença das mulheres também é observada na gestão dos negócios de alimentação fora do lar. Segundo levantamento da Abrasel, o percentual de mulheres sócias no setor chega a 38,22%. O índice é maior do que em outros setores, como agropecuária (36,61%), comércio (35,15%), construção civil (24,10%) e indústria (30,63%).

O Banana Café Campinas, é um exemplos da força feminina no setor. As mulheres são 16 do total de funcionários, correspondente a 60% do quadro. Camila Coratti, Chef Executiva da casa, ressalta que a presença feminina vem aumentando no setor, indo além dos cargos de atendimento e administrativos. “Cada vez mais as mulheres estão entrando no mundo da gastronomia, coquetelaria e as portas estão abertas para alcançarem cada vez mais cargos de liderança”, diz.

“A exposição de mulheres bem sucedidas em suas profissões encorajam outras mulheres a trabalhar em bares e restaurantes e acreditar que elas podem chegar a um cargo de liderança dentro dos restaurantes, já que hoje não é mais uma posição somente masculina”, completa.

O restaurante e Bar Empório do Nono e a Spozzito Pizzaria e Restaurante, localizados no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas, também são exemplos da força feminina no setor de restaurantes. Ao todo, as casas empregam 18 mulheres em cargos como gerentes, recepção, Chef de cozinha e serviços internos. “Atualmente, elas representam 35% do total de colaboradores”, conta o proprietário Norival Luiz Pattaro Junior.

Marcos Brocchi, Diretor de Recursos Humanos da Rede Vitória Hotéis, conta que os restaurantes da rede em Campinas, Indaiatuba e Paulínia empregam hoje 52 mulheres. “Esse número equivale a 45% dos quadros de funcionários do grupo”.

Para o presidente da Abrasel Regional Campinas, Matheus Mason, a forte presença de mulheres nos restaurantes e bares é muito positiva. “Ficamos felizes, que tanto na força de trabalho, quanto nos quadros societários. A presença feminina está acima dos outros setores, o que é extremamente positivo para a diversidade, em linha com o mundo”, diz. “Isso nos mostra como temos de trabalhar cada vez melhor”.