Início » Governo do Amazonas executa obra de recuperação de erosão e ponte metálica no igarapé do Periquito, em Itamarati
Amazonas

Governo do Amazonas executa obra de recuperação de erosão e ponte metálica no igarapé do Periquito, em Itamarati

FOTOS: Divulgação/Seinfra

Previsão de conclusão dos trabalhos é no segundo semestre de 2024

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está executando obras  de revitalização de um processo erosivo na margem do igarapé do Periquito, e a recuperação de uma ponte metálica na estrada do Quiriru, que dá acesso ao aeroporto do município de Itamarati (distante 985 quilômetros de Manaus).

Com investimento no valor de R$ 2,7 milhões e a geração de 70 empregos diretos e indiretos, o contrato contempla a realização de serviços em uma área de aproximadamente 1.136,96 m². A obra tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2024.

Segundo o secretário da Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, a obra é importante para garantir benefícios à população de Itamarati. “A obra vai proporcionar segurança e conforto aos moradores e usuários do aeroporto, evitando os riscos de acidentes e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do município, que passará a ter uma infraestrutura mais adequada e de qualidade”, avaliou o secretário.

Frente de trabalho

Três frentes de obras estão sendo utilizadas para a execução de serviços. Na primeira das frentes, será feita a remoção da estrutura metálica da ponte existente no local.

Serão realizadas intervenções na infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura da ponte, com a demolição da fundação antiga e a construção de uma nova estrutura no lugar, com estacas e blocos de coroamento, além da recolocação da estrutura metálica devidamente revitalizada e posterior pavimentação.

A faixa de rolamento da ponte terá 5,8 metros de largura, com passagem para pedestres, e guarda-corpo com 1,4 metro de cada lado da estrutura.

Na segunda frente de obras, será realizada a pavimentação das duas cabeceiras da ponte, com aplicação de pavimento rígido com 12 centímetros de espessura e 50 metros de comprimento de cada lado.

A plataforma das cabeceiras terá 8,9 metros de largura com pista de rolamento de seis metros, mais as calçadas, com 1,2 metro de cada lado, além da construção de meio-fio e sarjeta.

A terceira frente atuará na recuperação de um processo erosivo situado na margem do igarapé do Periquito, com serviços de movimentação de terra, colocação de tubos de concreto e contenção feita com muro de gabião, para proteção das fundações e recuperação da erosão.

Desvio

Antes de iniciar os trabalhos, a Seinfra realizou a construção de um desvio ao lado da obra, para garantir que o acesso ao aeroporto e às comunidades próximas não ficassem isolados. Isso ocorre porque a estrada do Quiriru, que passa sobre o igarapé do Periquito e é onde as obras serão concentradas, é a única via de acesso a esses locais.

Juruá

Situado na calha do Rio Juruá, o município de Itamarati conta com uma população estimada em 10.937 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao Censo de 2023.

Com informações da assessoria.