Início » PL para sessões de cinema adaptadas a pessoas com TEA de autoria do Professor Samuel avança na CMM
Política

PL para sessões de cinema adaptadas a pessoas com TEA de autoria do Professor Samuel avança na CMM

As sessões adaptadas levarão em consideração fatores como iluminação, volume do som e ambiente, buscando minimizar estímulos sensoriais

Foi votado e aprovado nesta quarta-feira, (30/08), o parecer favorável da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento ao Projeto de Lei n. 163/2023 de autoria do vereador professor Samuel (PL), que visa proporcionar sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade de Manaus.

O projeto, intitulado tem como principal objetivo criar um ambiente inclusivo e acolhedor para crianças e adolescentes com TEA, permitindo que eles possam desfrutar de uma experiência cinematográfica de forma mais confortável e adaptada às suas necessidades específicas, promovendo inclusão e respeito.

De acordo com o artigo 1º do projeto, as empresas proprietárias de salas de cinema em funcionamento no município de Manaus serão obrigadas a reservar, no mínimo, uma sessão mensal destinada exclusivamente a crianças e adolescentes com TEA. Essas sessões adaptadas levarão em consideração fatores como iluminação, volume do som e ambiente, de forma a minimizar estímulos sensoriais que podem ser desconfortáveis para pessoas com TEA.

O vereador professor Samuel ressaltou a importância da iniciativa durante a sessão, afirmando que a adaptação das sessões de cinema pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas com TEA e suas famílias. “Estamos buscando tornar Manaus uma cidade mais inclusiva, onde todos possam desfrutar de atividades de lazer de forma igualitária. Essa é uma pequena medida que pode ter um grande impacto na vida das pessoas com TEA”, afirmou o vereador.