Início » Saullo Vianna defende sistema tributário justo para mais pobres com manutenção da ZFM
Política

Saullo Vianna defende sistema tributário justo para mais pobres com manutenção da ZFM

Parlamentar do AM diz que país não pode perder a oportunidade de aprovar a Reforma Tributária como forma de reduzir as desigualdades socias e regionais

Membro do Grupo de Trabalho que analisou a Reforma Tributária na Câmara, o deputado Saullo Vianna (União-AM) defendeu que o momento é propicio para aprovar a matéria, de modo a simplificar e tornar mais justo o sistema tributário do país.

“Acabamos de entregar o relatório, após cinco meses de muito trabalho discutindo a PEC 45 no âmbito do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária. Nosso primeiro objetivo foi, claro, a manutenção dos benefícios da nossa Zona Franca de Manaus e, ainda, a simplificação do nosso caótico sistema tributário”, diz Vianna.

Saullo Vianna também apontou, entre os resultados esperados com as mudanças na cobrança e arrecadação dos tributos, a necessidade de reduzir a regressividade do nosso sistema, o que faz com que os mais pobres comprometam mais dos seus ganhos com pagamento de impostos do que os mais ricos.

“Buscamos, também, com o texto que entregamos, fazer justiça social uma vez que hoje, as pessoas de menor poder aquisitivo pagam os mesmos impostos sobre o consumo que uma pessoa com maior poder aquisitivo”, afirmou.

Segundo o deputado, o nosso país é o que tem o pior sistema tributário do mundo por conta da sua complexidade de tipos de impostos e de legislações diferentes. “A ideia é simplificar e tornar mais transparente os pagamentos dos tributos. O fato de termos um sistema caótico freia os investimentos no nosso país e atrapalha o desenvolvimento da nossa economia”, justificou Saullo Vianna.

Reunião de bancada – Nesta terça-feira, 4, membros da bancada do Amazonas no Congresso, o governador Wilson Lima, e técnicos da Secretaria de Fazenda fizeram uma reunião de alinhamento das forças políticas do estado com o objetivo de adotar um documento conjunto em favor da manutenção dos benefícios da Zona Franca de Manaus.

O encontro ocorreu na sede da liderança do PSD no Senado. “Nossa bancada no Congresso, junto com técnicos do governo, sob o comando do governador, está construindo um documento conjunto que garanta na Reforma Tributária nossas vantagens comparativas da ZFM e mantenha a arrecadação do estado”, informou Saullo Vianna, acrescentando que as ideias serão levadas para a reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, agendada para esta quarta-feira, 5.

“Entre as propostas que levaremos estão os fortes investimentos nas cadeias produtivas sustentáveis e a garantia da excepcionalidade do nosso modelo econômico até 2073”, afirmou Saullo.