Início » Deputada Mayra Dias apresenta PL de incentivo à amamentação
Política

Deputada Mayra Dias apresenta PL de incentivo à amamentação

A deputada estadual Mayra Dias (Avante) fez um discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sobre o “Agosto Dourado,” que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e rede de apoio ao aleitamento materno. Durante a semana mundial do aleitamento materno, de 1º a 7 de agosto, e ao longo do mês, são dedicadas ações para estimular a prática.

A deputada apresentou ainda um Projeto de Lei que torna obrigatória a oferta de consultoria gratuita de amamentação em unidades públicas de saúde do Estado do Amazonas. O objetivo é apoiar as mães, especialmente aquelas que não têm condições financeiras para pagar por consultorias particulares, incentivando-as a persistirem na amamentação. A medida, de baixo custo para o Estado, pode impactar positivamente a vida das mães e dos bebês.

“Quem é mãe sabe. É um desafio muito grande quando a gente não tem uma rede de apoio, quando a gente não tem informação e acaba desistindo de amamentar o filho. É por isso que apresentamos este projeto de lei”, afirmou a parlamentar.

“Existe muito esforço, muita dedicação e muita dor. Às vezes fissura. Portanto, esse é um projeto que pode impactar muito a vida de uma mãe”, completou.

Prestação de contas

Mayra Dias também prestou contas das ações realizadas durante o recesso parlamentar, incluindo a implantação da Ronda Maria da Penha em Parintins. “Somente nos primeiros dias de operação, foram registradas 30 ocorrências e 3 prisões por descumprimento das medidas protetivas de urgência”, destacou.

Além disso, em julho, a deputada promoveu um mutirão de saúde e assistência social em Nhamundá como parte do projeto “Ação em Dias,” que será realizado em outros municípios do interior do estado e em bairros de Manaus. A próxima ação está prevista para 18 de agosto em Barreirinha, no baixo Amazonas.