Início » Academia Pratique incentiva bem-estar com Projeto Vidão
Notícias Corporativas

Academia Pratique incentiva bem-estar com Projeto Vidão

Metodologia promove vida saudável, através do cuidado físico e mental por meio da prática regular de exercícios físicos

Buscando promover uma abordagem que possa ir além da questão estética, focando na busca por uma vida mais feliz e saudável, com cuidado físico, mental e emocional por meio da prática regular de atividades físicas, a Academia Pratique desenvolveu o “Projeto Vidão”. 

Dentro desta proposta, a Academia Pratique adota a metodologia PowerGym em todas as suas modalidades, abrangendo desde musculação, natação, hidroginástica, dança, jump, lutas até nutrição. Essa abordagem personalizada visa oferecer um método de treinamento adaptado às necessidades individuais de cada aluno.

Segundo o diretor de marketing da Academia Pratique, Damer Oliveira, o “Projeto Vidão” é conceitual, não é um projeto físico. “A ideia é justamente contrapor o conceito de ‘Projeto Verão’, no qual as pessoas se preocupam exclusivamente com a estética e por um curto período, criando o gosto e hábito pelo exercício a ponto de ele se tornar parte da vida”, diz.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que 21% da população brasileira pratica atividade física, posicionando o país como o segundo colocado globalmente, atrás apenas da Índia (24%). 

Porém, a Pesquisa Saúde e Trabalho do Sesi (Serviço Social da Indústria) aponta que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. Entre aqueles que se exercitam regularmente, 22% o fazem diariamente; 13%, pelo menos três vezes por semana; e, 8%, pelo menos duas vezes por semana.

Na última fase desta pesquisa do Sesi, além de observar a regularidade da prática de atividades físicas, foi estabelecida uma conexão entre esse hábito e o estado de saúde. Conforme os resultados obtidos, 72% das pessoas que incorporam exercícios regularmente não apresentaram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Em contrapartida, entre aqueles que não incluem atividades físicas em sua rotina, 42% relataram enfrentar questões de saúde ao longo de 2022.

Oliveira comenta que, atualmente, existe um pensamento predominante na sociedade por conta da forma como as academias, por exemplo, divulgam o fitness, como uma busca desenfreada pelo corpo perfeito, quando na verdade, em sua análise, as academias como um todo não são o local mais indicado para quem busca resultados estéticos imediatos. “A mensagem principal precisa ser atrelada à busca por uma vida mais feliz e saudável por meio dos cuidados físicos, mentais e emocionais através do exercício físico”, explica.

Nesse contexto, inclusive, outra pesquisa, conduzida pela Universidade da Austrália Meridional, abordou a influência da prática de atividades físicas no tratamento e prevenção de condições como ansiedade e depressão. De acordo com os pesquisadores, a eficácia da prática regular de exercícios chega a ser até 50% superior aos efeitos da medicação prescrita por profissionais de saúde no enfrentamento da depressão.

Para saber mais, basta acessar: https://pratiquefitness.com.br/sobre-a-pratique/