Início » Setor de decoração apresenta crescimento
Notícias Corporativas

Setor de decoração apresenta crescimento

O setor de casa e decoração apresenta crescimento significativo e põe à disposição de consumidores e arquitetos diversas opções de técnicas para compor ambientes. Arquiteta destaca o mix de textura como opção promissora

O setor de casa e decoração cresceu 300% entre 2019 e 2021, conforme aponta uma pesquisa realizada pelo Nuvemshop e publicada pelo Moneytimes. De acordo com a publicação, um estudo realizado pelo QuintoAndar indica que durante a pandemia, aproximadamente 16,5% das pessoas optaram por mudar de residência, enquanto 11% daquelas que permaneceram em suas casas escolheram realizar reformas.

O aumento das reformas residenciais e as mudanças no comportamento dos consumidores ao longo da pandemia provocaram o crescimento dos números observados. Com as compras por meio da internet aceleradas, dada a necessidade de isolamento social, o comércio eletrônico se estabeleceu como um formato oportuno para adquirir produtos de decoração e design de interiores. O levantamento da Nuvemshop conferiu que, de 2019 a 2021 houve um aumento de 151% na criação de lojas on-line no segmento de casa e decoração.

A expectativa é que a alta se mantenha, conforme uma pesquisa realizada pela consultoria KPMG, veiculado pelo portal F5 Online, é esperado que o mercado de design apresente um crescimento médio anual de 8% até o ano de 2025, quando se estima que atinja um faturamento de R$ 22,5 bilhões.

A arquiteta e consultora do Grupo Voktum, Jessica Campagnani, analisa o aumento como um indicativo para o mercado de decoração diversificar a maneira como a decoração pode ser realizada, e destaca o mix de texturas como uma opção de valorização aos ambientes.

Para Jessica, essa abordagem permite criar espaços visualmente interessantes e convidativos e podem transformar a atmosfera de um ambiente, tornando-o mais acolhedor, elegante ou descontraído, dependendo das escolhas feitas. A versatilidade dessa técnica a torna aplicável em diversas condições e estilos de decoração.

“O mix de texturas pode ser incorporado em ambientes de várias formas, desde a escolha de móveis e tecidos até a seleção de acessórios decorativos. Ele permite que você crie um visual personalizado que reflete a personalidade do espaço e das pessoas que o habitam”, explica a arquiteta.

Campagnani exemplifica dizendo que “a chave para um mix de texturas bem-sucedido está em equilibrar elementos contrastantes, como madeira rústica com metal polido, ou texturas suaves com superfícies ásperas. Isso cria um contraste visual interessante e adiciona profundidade ao espaço”.

Com o crescente interesse na decoração de interiores, impulsionado por uma série de fatores, como o aumento nas reformas residenciais, por exemplo, Jéssica aponta o mix de texturas como uma técnica versátil para transformar espaços com personalidade.