A Serasa Experian, em parceria com a Gerando Falcões, está oferecendo ao longo de 2023, 840 bolsas de estudos 100% gratuitas para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de diversos lugares do Brasil, que queiram ingressar no mercado de tecnologia, programação e dados. As inscrições começam hoje, dia 21 de agosto, e as vagas são destinadas para jovens de 18 a 29 anos que residem em periferias e estejam cursando ou tenham completado o ensino médio em instituição pública ou em particular sendo bolsista.
Em Belém, no Pará, serão ofertadas 100 bolsas de ensino com bolsa de até R$ 500 mensais para auxílio de custo na participação do programa. Os interessados poderão se inscrever pelo site www.serasaexperian.com.br/transformese.
As aulas acontecerão presencialmente em uma unidade do Senac e terão duração de até 260 horas divididas em duas fases, que contemplarão informática básica e programação. Além disso, os jovens candidatos que forem selecionados contarão com diversos benefícios como mentoria de carreira feita por profissionais da Serasa Experian, acompanhamento social e pedagógico personalizado, possibilidade de certificação do Senac ao final do curso e apoio para inserção no mercado de trabalho.
A iniciativa faz parte do Programa Transforme-se da Serasa Experian, que existe há 2 anos e tem como objetivo desenvolver pessoas em situação de vulnerabilidade na área de programação, um setor que só cresce e gera oportunidades de emprego. Esse projeto já contemplou regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Nessa rodada, além do Pará, as turmas ocorrerão em Santa Catarina e no Ceará.
O gerente executivo de Sustentabilidade da Serasa Experian, Paulo Gomes, comenta que o ingresso no mercado de trabalho é um processo árduo para os jovens, especialmente para aqueles que não tiveram oportunidade de ter formação adequada. “Queremos transformar a vida dos jovens da periferia por meio da educação, quebrando barreiras para diminuir a desigualdade. Teremos uma abordagem completa, com conteúdo técnico consistente, desenvolvimento humano e atenção diferenciada para cada indivíduo, garantindo que possam extrair o máximo da oportunidade. Ao final, esses jovens estarão aptos a trabalhar em qualquer empresa ou área de tecnologia”.
“O mercado de tecnologia tem crescido a cada dia, e uma parceria como essa abre caminhos para que jovens moradores de periferias tenham suas habilidades valorizadas e possam expandir a consciência, os colocando na trilha da inclusão produtiva. Fico muito feliz porque sei que centenas de oportunidades e possibilidades estão se abrindo para futuros brilhantes”, complementa Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.
Como o Transforme-se vai funcionar?
• Bolsa 100% gratuitas para estudar com a metodologia Senac.
• Carga horária: até 260 horas, de 1 a 6 meses de aulas presenciais (a depender da localidade) no período da tarde ou noite.
• No Pará, será ministrado na cidade de Belém, no Senac – Rua Aristides Lobo, 1058. Bairro: Reduto. (Esquina com Rua Benjamin Constant) – CEP: 66017-010.
• O primeiro módulo vai abordar temáticas sobre Informática Básica e Lógica de Programação com 60h de duração. Caso o aluno cumpra os critérios de avaliação e seja aprovado no módulo 1, no segundo terá como foco a Programação de Sistemas, com 200h de duração.
• Mentoria com profissionais da Serasa Experian.
• Bolsa-auxílio para estudantes de até R$ 500 por mês.
• Acompanhamento social e pedagógico individualizado.
• Serão 316 bolsas no total, sendo 120 para Santa Catarina, 96 para o Ceará e 100 para o Pará. Asinscrições ficarão abertas até o dia 15 de setembro e as aulas têm início em 23 de outubro.
Para se inscrever, clique aqui
Esta é a quarta edição do programa, que já ofereceu 832 bolsas no total. A primeira edição foi exclusiva para mulheres em todo Brasil, a segunda para jovens de baixa renda de São Carlos e a terceira, focada em pessoas em deficiência. Em menos de 6 meses após o curso, mais de 2/3 dos beneficiados conseguiram emprego na área ou aumento de renda. Estima-se que só no Brasil nos próximos cinco anos, teremos falta de mais de 800 mil de profissionais de TI, “ou seja, as oportunidades de carreira em tecnologia são imensas”, reforça o executivo da Serasa Experian.
Adicionar comentário