Início » “Não precisamos de guerra”, diz Lula sobre a ameaça venezuelana de invadir território da Guiana
Destaque Geral

“Não precisamos de guerra”, diz Lula sobre a ameaça venezuelana de invadir território da Guiana

O presidente do Brasil propõe declaração conjunta do Mercosul para pressionar Maduro na disputa que ele criou para invadir Guiana por conta do petróleo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs nesta quinta-feira, durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, a aprovação de uma minuta de declaração dos membros do bloco sobre a disputa entre Venezuela e Guiana pela região de Essequibo, rica em petróleo. O encontro dos líderes do bloco coincide com uma intensificação da tensão entre Venezuela e Guiana pela região, resultando no reforço da presença militar do Exército brasileiro na fronteira com os dois países vizinhos.

Na América do Sul, queremos evitar a guerra a todo custo — declarou Lula sobre a disputa. — Estamos observando com crescente apreensão os desdobramentos relacionados à questão do Essequibo. O Mercosul não pode se manter indiferente a essa situação. Por isso, gostaria de submeter à avaliação de vocês a proposta de declaração dos Estados Partes do Mercosul sobre essa controvérsia, previamente discutida pelos nossos chanceleres.

O presidente convocou uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, para discutir a conjuntura geopolítica e as ameaças da Venezuela contra a Guiana.