Início » Programa Agro Amazonas fomenta a cadeia produtiva do açaí em Codajás
Economia

Programa Agro Amazonas fomenta a cadeia produtiva do açaí em Codajás

FOTOS: Emerson Martins e Isaac Maia/Sepror

Governo do Estado entregou para a Secretaria de Produção Rural de Codajás e comitiva as sementes que ajudarão a fomentar a produção no município

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), reuniu-se, na terça-feira (25/07), com a Secretaria de Produção Rural do município de Codajás para a entrega de 30 kits de sementes pré-germinadas de açaí do tipo BRS Pai D’égua. A estimativa é entregar, no total, 120 kits de sementes para fomentar a produção do município.

Na reunião do secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, com o secretário de Produção Rural de Codajás, Francisco Brasil, participaram o presidente do Idam, Daniel Borges; a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa; a secretária de Desenvolvimento Econômico de Codajás, Dulcira Oiveira; e o presidente da Cooperativa Agropecuária de Codajás (Coopcod), quando detalharam o desenvolvimento de produção agropecuário no município e trataram, principalmente, da produção de açaí.

De acordo com Petrucio Magalhães Júnior, é possível alcançar 180 hectares de produção de açaí com os 120 kits de sementes que serão entregues. “Com esses primeiros 30 quilos de sementes será possível alcançar até 45 hectares de plantação de açaí e com o restante, que ainda será entregue, será um total de 180 hectares de produção”, afirma.

Para Francisco Brasil, a reunião foi importante para alinhar ideias e projetos, não só relacionados ao açaí, como outras produções do município. “Vamos levar o açaí BRS- Pai D’Égua para fazer essa adaptação e ver como ele se desenvolve em nossa região e, consequentemente, produzir em curto prazo. Acredito que será uma ótima alternativa para o nosso agricultor acessar e ter um produto na entressafra e, com isso, fortalecer a renda familiar”, comenta.

Durante o encontro, o titular da Sepror deu ênfase à importância do cadastro dos produtores rurais no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “É importante que Codajás dê engajamento para programas como o Pronaf para garantir aos agricultores mais renda e a melhora do uso da mão de obra familiar”, finaliza Petrucio.

Workshop da Cadeia Produtiva do Açaí

Visando fomentar a cadeia produtiva do açaí, no interior do Amazonas, o Governo do Amazonas, por meio por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o apoio da Prefeitura de Coari, também será realizado, na sexta-feira (28/07) e no sábado (29/07), o Workshop da cadeia produtiva do açaí em Coari (a 363 quilômetros de Manaus).

Com informações da assessoria.