Início » Manaus passa a ter nova paridade em tarifa de esgoto e segue com avanços para universalização do serviço
Manaus

Manaus passa a ter nova paridade em tarifa de esgoto e segue com avanços para universalização do serviço

Capital amazonense receberá novas obras nos próximos meses.

Após alcançar a universalização do abastecimento de água no primeiro semestre de 2023, Manaus também avança no que diz respeito ao sistema de esgotamento sanitário. Até o fim do ano, a capital amazonense chegará a 30% de alcance do serviço de esgoto. Além da nova paridade da tarifa de esgoto, que entrou em vigor no dia 25 deste mês, a concessionária irá lançar um plano de expansão que garantirá o cumprimento das metas estabelecidas em contrato, com a universalização e a manutenção do serviço.

Nos últimos cinco anos, a oferta do serviço cresceu a partir da construção e modernização de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e a implantação de redes coletoras. Mais obras estão em curso e também previstas para os próximos meses, como parte do plano de expansão que pretende devolver à cidade igarapés limpos, além de uma redução já vista nos índices de doenças hidroveiculadas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada R$ 1 investido em saneamento básico representa uma economia de R$ 4 em saúde.

Hoje, a concessionária atua em obras de expansão do sistema em áreas nos bairros Lírio do Vale, Cidade Nova,  Adrianópolis, Praça 14 de Janeiro, Cachoeirinha e Novo Aleixo. Para os próximos meses, outras áreas como Centro, São Geraldo e Nossa Senhora das Graças também começarão a receber a estrutura.

Recentemente, a empresa colocou em funcionamento um projeto pioneiro de esgotamento sanitário em uma comunidade de palafitas. A ação realizada no Beco Nonato, bairro da Cachoeirinha, foi resultado de estudos e visitas a cada uma das casas do local, e hoje serve de modelo para a expansão deste trabalho em outras áreas de palafitas.

Ação conjunta

Na tarde desta quarta-feira (30), os gestores da Águas de Manaus participaram de uma reunião com representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para detalhar a forma como serão cumpridos os novos descontos na tarifa de esgoto na capital amazonense. O grupo fará ações em conjunto visando a conscientização da população sobre o serviço.