Início » Secretaria de Educação e UEA abrem inscrições para processo seletivo de Licenciatura Intercultural Indígena
Uncategorized

Secretaria de Educação e UEA abrem inscrições para processo seletivo de Licenciatura Intercultural Indígena

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto

O certame é voltado para egressos do projeto Pirayawara, professores indígenas, efetivos ou temporários, e indígenas com Ensino Médio completo

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), abriu as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena. A oferta da graduação dá continuidade ao Projeto Prioritário Mestre Qualificado, do programa Educa + Amazonas, do Governo do Amazonas.

Voltado apenas para candidatos indígenas, o processo seletivo conta com 180 vagas distribuídas nos polos de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus) e Boca do Acre (distante 1.028 quilômetros de Manaus). O período de inscrições inicia nesta sexta-feira (07/07), e segue até o dia 18 de julho, no site da UEA ou presencialmente nos polos.

As vagas são destinadas a egressos do projeto Pirayawara, professores indígenas efetivos ou temporários da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar ou das secretarias municipais da Educação de Parintins, Tefé e Boca do Acre e indígenas que tenham concluído o Ensino Médio.

“O público-alvo são professores e pedagogos indígenas da nossa rede. Estamos oferecendo a oportunidade de formação em nível superior. Todos os professores da rede têm direito à formação inicial e continuada e é papel dos governos federal e estadual oportunizar essa formação”, explicou a assessora da Gerência de Articulações e Desenvolvimento Profissional (Gades), Christiane Oliveira, sobre o papel e a participação da secretaria em processos seletivos como este.

Cronograma

As 180 vagas estão divididas, igualmente, entre os três polos, sendo: 30 para os candidatos egressos, 20 para os professores indígenas temporários ou efetivos e 10 para os alunos indígenas que já concluíram o Ensino Médio. As áreas de concentração são Ciências Naturais, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.

A publicação do resultado final será no dia 18 de agosto, com o período de matrículas de 22 a 31 do mesmo mês. As aulas terão início no dia 11 de setembro.

As informações sobre o processo podem ser encontradas na página da UEA (www2.uea.edu.br), na aba de Seleção e Concursos, opção Licenciatura Intercultural Indígena.

com informações da assessoria.