Início » Unifesp e a Somos CIEE lançam edital para oferta de bolsas para estudantes com deficiência da instituição
Educação

Unifesp e a Somos CIEE lançam edital para oferta de bolsas para estudantes com deficiência da instituição

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Somos CIEE, associação de voluntários apoiada pelo CIEE, lançaram um edital inédito na universidade, a partir de um acordo de cooperação, destinado a estudantes de graduação com deficiência da instituição. Os recursos transferidos para as 20 bolsas, com valor mensal de R$ 600 e duração de até cinco anos, foram destinados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

A seleção será feita pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa/Unifesp), que priorizará em princípio, ingressantes de 2023 nos cursos da Unifesp, podendo se estender para estudantes ingressantes em outros anos. A renda familiar do(a) candidato(a) também será considerada como critério de seleção. “Não tínhamos nenhum programa de apoio financeiro exclusivo para esse público, que enfrenta diversas barreiras no ensino superior e apresenta elevados índices de evasão. Por ter duração de até cinco anos, a bolsa pode ajudar a mudar esse cenário”, explica Marina Dias, docente da Unifesp e Diretora de Políticas Afirmativas na Praepa.

De acordo com Rodrigo Nader, Diretor Institucional e Operacional da Somos CIEE, essa é a primeira parceria dessa natureza com uma universidade federal. “Estamos contentes em contribuir com essa iniciativa pioneira que viabiliza a permanência de estudantes sem rede de apoio financeiro dentro do sistema do ensino superior”, conta.