Início » ‘Nosso Centro’ será tema de palestra em seminário para alunos da universidade americana MIT
Destaque

‘Nosso Centro’ será tema de palestra em seminário para alunos da universidade americana MIT

O programa “Nosso Centro”, da Prefeitura de Manaus, será um dos pontos da programação do Seminário Amazônia Studio 2023, realizado em parceria pelo Núcleo de Arquitetura Moderna na Amazônia (Nama) e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), universidade de pesquisa em Cambridge, Estados Unidos. O evento acontece de 25/3 a 1º/4, em Manaus.

O programa “Nosso Centro”, da Prefeitura de Manaus, será um dos pontos da programação do Seminário Amazônia Studio 2023, realizado em parceria pelo Núcleo de Arquitetura Moderna na Amazônia (Nama) e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), universidade de pesquisa em Cambridge, Estados Unidos. O evento acontece de 25/3 a 1º/4, em Manaus.

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) fará uma apresentação na próxima segunda-feira, 27/3, com o diretor de Planejamento do órgão, o arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro. O seminário é composto de palestras, visitas técnicas, experiências e encontros com profissionais de arquitetura, alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e estudantes do MIT, que estarão em Manaus especialmente para o evento de imersão.

“Dentro das diversas experiências de arquitetura na Amazônia, como o Implurb está empenhado no programa ‘Nosso Centro’, recebemos o convite do Nama para participar do seminário e apresentar o que se está pensando e projetando para o Centro, nesta ampla revitalização da prefeitura”, disse Pedro Paulo.

E não é apenas projeto, mas início de obras, que já acontecem no Mirante Lúcia Almeida, Largo de São Vicente e Casarão Thiago de Mello, entre a avenida 7 de Setembro e a rua Bernardo Ramos, no Centro, zona Sul.

“Foi dada a partida na primeira etapa ao primeiro complexo de intervenções. O grande diferencial é ter a conexão com dois princípios: uma conexão de paisagem natural, que é o rio, e a outra com o patrimônio histórico. Essa obra faz a ligação entre estes dois quadros, harmonizando ambos”, disse o arquiteto.

Para o palestrante, por estar na Amazônia, é possível mostrar o resultado concreto de preservação e reconversão do patrimônio com usos atuais, como acontecerá com o Casarão Thiago de Mello, que no passado era uma residência e será a casa da fundação de mesmo nome, com exposições, acervo do poeta amazonense e visitação.

“Enquanto o prédio do mirante faz a interlocução como área multigeracional da nossa cidade, se somando a referências como a praia da Ponta Negra, o largo São Sebastião e o Teatro Amazonas”, completou Pedro Paulo.

O coordenador do Grupo de Pesquisa Arquitetura Moderna na Amazônia (Grupo Ama), arquiteto Marcos Cereto, falou que será a primeira vez que o grupo de alunos do MIT estará em Manaus, fazendo um trabalho de imersão com apoio do arquiteto paulista Angelo Bucci.

“Os alunos estarão na cidade para que possam conhecer mais a região, a arquitetura e o planejamento do que está sendo feito. E o Implurb vai apresentar o ‘Nosso Centro’, compartilhando experiências”, afirmou Cereto.

Programa

O “Nosso Centro” tem entre suas diretrizes proporcionar a reocupação da área central de Manaus, um bairro dotado de uma das melhores infraestruturas urbanas da capital. Em todas as intervenções realizadas em centros históricos, no Brasil e em outros países, se verifica que inicialmente há um investimento do poder público, fazendo o resgate das áreas, e posteriormente a iniciativa privada dá continuidade e tem sua parcela de colaboração.

“Temos um exemplo de intervenção funcional, que é o largo São Sebastião. Antes, não era uma área desocupada ou tão degradada quanto a do São Vicente, mas no período noturno havia problemas de insegurança. Com o tempo e todo o trabalho do Governo do Estado, aporte de recursos financeiros e uma programação cultural constante, que leva movimento e vida à área, se tem hoje o largo como conhecemos”, disse Pedro Paulo.

E no entorno, na última década o espaço tem recebido diversos tipos de negócios, de hotéis a restaurantes, passando por serviços. “Acabou se criando toda uma ambiência para facilitar a chegada de novos negócios. E o ‘Nosso Centro’ não terá apenas a grande intervenção do mirante, mas outras agregadas, como a reforma da Praça IX de Novembro, o Museu do Porto e a quadra Batará”, completou o arquiteto.

Também vão participar do Amazônia Studio 2023 nomes da arquitetura nacional e local para falar de temas amazônicos, como Isabella de Bonis, o próprio Cereto, Marcelo Borborema, Almir de Oliveira, Angelo Bucci, Luca Senise, Vitor Pessoa, Muna Hauache, Laurent Troost, Ennio Candotti, Filippo Stampononi e Roberto Moita.

MIT

O MIT é uma universidade privada norte-americana com programas de inovação, ciência, engenharia e disciplinas técnicas, cujo objetivo é fazer um mundo melhor por meio da educação, pesquisa e inovação.