Início » Prefeitura de Manaus promove oficinas e atendimento psicossocial às mulheres do Parque das Tribos
Manaus

Prefeitura de Manaus promove oficinas e atendimento psicossocial às mulheres do Parque das Tribos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), realizou, nesta terça-feira, 22/8, atendimento psicossocial, orientações e oficinas para as mulheres do Parque das Tribos, localizado no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste da capital.

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), realizou, nesta terça-feira, 22/8, atendimento psicossocial, orientações e oficinas para as mulheres do Parque das Tribos, localizado no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste da capital.

A ação, realizada pelo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), faz parte da programação de atividades da campanha “Agosto Lilás” e integra a operação Shamar, coordenada pela SPP-AM, ambas voltadas para o fortalecimento do combate à violência contra a mulher.

“Essa iniciativa acontece justamente diante do aumento das taxas de feminicídio em vários Estados do Brasil, inclusive no Amazonas. Então, a parceria é importante para conscientizar as mulheres sobre os seus direitos e sobre os serviços existentes na rede de proteção, precisamos ressaltar que elas terão todo o apoio e acolhimento necessário para sair do ciclo de violência”, destacou a assistente social e coordenadora do CRDM, Eliane Domingues.

No local, a equipe técnica do equipamento socioassistencial da Semasc distribuiu materiais informativos sobre o tema e disponibilizou atendimento psicológico e orientação social, a partir da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. Além disso, as mulheres indígenas também puderam participar de oficinas de multiplicação de detergente e produção de amaciante caseiro.

“É muito importante essas orientações, porque tem muita mulher que sofre violência e por muito tempo eu fui uma dessas vítimas, mas consegui denunciar o meu ex-marido e, hoje, vivo com uma pessoa que me respeita. Levo essas informações de vocês para as minhas conhecidas e peço para elas criarem coragem para ir à luta, porque não é fácil”, relatou R. N., de 46 anos, que é indígena do povo Miranha.

Operação Shamar

A operação Shamar – palavra em hebraico que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar” – que tem como o objetivo fortalecer o combate à violência doméstica e ao feminicídio, possui coordenação nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

No total, foram repassados R$ 2 milhões aos 26 Estados e ao Distrito Federal, que promoverão ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas durante todo o mês de agosto.

No Amazonas, a operação é coordenada pela SSP-AM, em parceria com órgãos integrados da Prefeitura Municipal de Manaus, Tribunal de Justiça do Amazonas, Defensoria Pública (DPE) e Ministério Público do Estado (MPE).

Agosto Lilás

A campanha “Agosto Lilás”, que acontece em todo o Brasil, foi criada em referência à sanção da Lei Federal nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto.

A lei, que mudou a forma como o país lida com casos de violência contra a mulher, é uma homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, que, após ter sofrido duas tentativas de homicídio por seu então marido, tornou-se um símbolo de resistência e luta pelos direitos das mulheres.