Início » Região Nordeste se destaca na ascensão da energia solar
Brasil

Região Nordeste se destaca na ascensão da energia solar

Alto potencial de geração e com pouca variação da irradiância nas diferentes épocas do ano tem atraído o interesse de investidores pela fonte renovável na região

A energia solar está em franca ascensão no Brasil e uma das regiões que tem se destacado é a região Nordeste, que possui o maior volume de potência instalada (7,4 GW), segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A região também foi a que criou, até o momento, a maior quantidade de empregos no setor: 198 mil admissões realizadas desde o início da expansão da fonte de energia limpa no Brasil, segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar).

O Nordeste é destaque tanto por causa de seus grandes parques de geração quanto pelas instalações em imóveis de pequeno e médio porte, como residências, estabelecimentos comerciais e industriais.

No segmento de grandes usinas, a região lidera, com folga, os principais indicadores. A região também se notabilizou por possuir alguns dos maiores parques de energia solar da América Latina, como o complexo de Ituverava e São Gonçalo, nos estados da Bahia e Piauí. 

Já quando o assunto são as instalações de sistemas de energia solar de menor porte, como os que são alocados em casas, padarias, restaurantes, galpões industriais e afins, cerca de 20% do volume de energia solar produzido no país vem do Nordeste: são mais de 5,3 GW do total de 27 GW de potência instalada. 

Geraldo Silveira, engenheiro eletricista do Canal Solar, empresa especializada em treinamentos para o setor de energia solar, explica que uma das vantagens da energia solar no Nordeste é a alta incidência de irradiação durante o ano inteiro.

“O Nordeste apresenta as maiores médias de irradiação global horizontal do país e, como esse índice tem relação direta e proporcional com a geração de energia solar fotovoltaica, isso o torna uma região bastante atrativa para investimentos em empreendimentos deste modelo de energia sustentável”, disse ele. 

Segundo Silveira, sua localização privilegiada, próximo a linha do Equador, permite que a região tenha um alto potencial de geração e com pouca variação da irradiância nas diferentes épocas do ano. “É uma região de grande destaque em sistemas de energia fotovoltaica”, destacou. 

Evento para impulsionar o mercado solar no Nordeste

Com a ampliação e o amadurecimento do setor de energia solar em todo o território nacional, em especial no Nordeste, uma série de oportunidades para quem trabalha ou almeja trabalhar com energia solar estão surgindo. 

Entre elas, estão oportunidades de negócios no segmento do mercado livre de energia, a atuação em projetos com baterias e as usinas de investimento com rentabilidade mensal. Com o objetivo de ajudar a impulsionar ainda mais esse mercado no Nordeste, o Canal Solar realizará a 3ª edição do Canal Conecta, em Recife (PE), nos dias 14 e 15 de maio deste ano.

O congresso será realizado na FPS (Faculdade Pernambucana de Saúde), onde o público presente poderá desfrutar de palestras com especialistas renomados, oportunidades de networking e de ficar por dentro das últimas novidades que vão definir o futuro da energia solar no país. 

As duas primeiras edições do Canal Conecta foram realizadas no Estado de São Paulo, em Campinas e na capital paulista, em 2022 e 2023, respectivamente, no Centro de Convenções da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e no auditório do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo).