Início » Parintins 2023: Galera do Garantido sai na frente e lidera disputa de reciclagem no Bumbódromo
Amazonas Destaque

Parintins 2023: Galera do Garantido sai na frente e lidera disputa de reciclagem no Bumbódromo

Torcedores encarnados destinaram corretamente 106 quilos de materiais recicláveis, contra 47,8 quilos da galera azulada

A galera item 19 do boi Garantido conseguiu destinar corretamente a maior quantidade de materiais recicláveis, na primeira noite do Festival Folclórico de Parintins 2023, na sexta-feira (30/06). Ao todo, a nação encarnada destinou 106 quilos de materiais recicláveis ao ecoponto do “Recicla, Galera”. A torcida do Caprichoso conseguiu coletar 47,8 quilos.

A iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Coca-Cola Brasil. O objetivo da disputa é mobilizar e incentivar os torcedores na arena a destinarem corretamente a maior quantidade de resíduos recicláveis durante a festa.

O bumbá da galera que mais enviar materiais para reciclagem garante o prêmio de R$ 20 mil em ações de sustentabilidade, além do título de Campeão Sustentável do Festival Folclórico de Parintins 2023. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destaca a importância do envolvimento dos torcedores.

“Nós estamos muito felizes com a mobilização das galeras, que está sendo maior que no ano passado. Esse é o resultado apenas da primeira noite e nada está decidido, então a gente convoca todas as galeras para engajar nesse duelo. Vamos mostrar que o amor por Parintins também está nas nossas atitudes, colaborando para que o maior festival folclórico do mundo seja também o mais sustentável”, disse.

Durante a primeira noite do 56º Festival de Parintins, a galera do Garantido destinou 39 kg de papelão, 49 kg de plástico e 18 kg de metal, totalizando 106 kg enviados para reciclagem. Já a galera do Caprichoso coletou 19 kg de papelão, 22,8 kg de plástico e 6 kg de metal, somando 47,8 kg na primeira noite do duelo.

Do Bumbódromo, o material foi recolhido e levado para ser triado e pesado no Espaço Sustentável “Recicla, Galera”, situado na Praça da Liberdade, por profissionais da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), com supervisão da Sema.

“Vale destacar que as duas galeras destinaram muitos rejeitos, que não são contabilizados na disputa e não devem ser colocados nos ecopontos. TNT e papéis laminados, por exemplo, não entram no cômputo. Os materiais passam por uma triagem prévia dos catadores, antes de ser pesado, então é importante facilitar o trabalho feito por eles”, finalizou Taveira.

Duelo de reciclagem

A disputa continua nos próximos dias do Festival, até domingo (02/07). Os torcedores das galeras recebem, na entrada do Bumbódromo, sacolas recicláveis para coletar seus resíduos – plásticos, papéis, papelão e outros materiais recicláveis gerados durante as apresentações.

Com a sacola cheia, o torcedor item 19 deverá levar seus resíduos até o ecoponto do seu boi, quando estiver deixando o Bumbódromo. A estrutura está localizada no local de entrada e saída da arquibancada.

Sobre o Recicla, Galera

O “Recicla, Galera” é o grande projeto de sustentabilidade realizado durante o Festival Folclórico de Parintins, coordenado pela Sema Amazonas. Neste ano, será a segunda edição da iniciativa, que reúne diversas frentes de trabalho voltadas à gestão de resíduos recicláveis, fortalecimento e geração de renda para a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) e a Cooperativa dos Condutores de Triciclo de Parintins (Contripin), bem como ações de educação ambiental e voluntariado.

A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. O projeto também conta com a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Participam ainda a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), a empresa Tereos Brasil e a Solar Coca-Cola.