Início » Presidente Roberto Cidade reforça importância da reciclagem e educação ambiental durante 2º Fórum ‘Lixo Zero’
Política

Presidente Roberto Cidade reforça importância da reciclagem e educação ambiental durante 2º Fórum ‘Lixo Zero’

Autor da Lei nº 5.414/2021, que institui a “Semana Lixo Zero” no Amazonas, o presidente da Assembleia Legislativa do  Estado (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), participou nesta quarta-feira, 9/8, da abertura do 2º Fórum Estadual Municípios Lixo Zero, realizada no auditório Belarmino Lins. A iniciativa visa conscientizar as pessoas sobre o descarte correto de bens inservíveis.

De acordo com o deputado presidente, a realização do evento na sede do Poder Legislativo, pelo segundo ano, é mais uma demonstração do compromisso da Assembleia com o conceito e a temática de gestão dos resíduos sólidos. Conforme Cidade, o debate sobre o tema é importante e urgente, sobretudo, no que se refere à conscientização quanto à possibilidade de reaproveitamento de recursos reutilizáveis.

“Fico feliz pela Assembleia estar olhando, mais uma vez, para esse tema tão sensível não só para Manaus quanto para todos os municípios do Amazonas. No interior, infelizmente, ainda temos muitos lixões, que causam problemas ambientais e trazem transtornos. É triste saber que, em Presidente Figueiredo, há uma incineradora pronta para funcionar, mas não funciona. Em Iranduba, infelizmente, existe o mesmo problema. Nosso intuito aqui na Assembleia é sempre o de colaborar, é de que a gente possa unir forças para que possamos incentivar a reciclagem, o empreendedorismo e orientar a população sobre a importância e os benefícios da reciclagem. Esse evento tem o intuito de levar à reflexão e fazer com que as pessoas tenham uma mudança de postura e a Aleam, a nossa presidência, sempre estará disposta a contribuir com esse tema”, afirmou.

Embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Daniel Santos agradeceu ao presidente Cidade pela receptividade da Assembleia ao evento e, de modo particular ao deputado estadual, que é autor da lei estadual que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o descarte correto de bens inservíveis. A Aleam sediou o Fórum Estadual Municípios Lixo Zero em 2021 e agora, em 2023.

“Quero aqui agradecer ao presidente Cidade pelo apoio ao nosso evento e a essa causa. Ele, que é autor da Lei Estadual que estabelece a ‘Semana Lixo Zero’. O Amazonas é um dos poucos estados da federação que possuem essa lei. A Aleam está comprando esse conceito do Lixo Zero e nós, juntamente com a equipe da Casa, estamos emanados para tornar a Assembleia Legislativa do Amazonas a primeira Assembleia do Brasil a ser certificada com o ‘Selo Lixo Zero’. Não é fácil alcançar esse objetivo, mas não é impossível. O Instituto Lixo Zero vem para somar, junto com o estado do Amazonas, para nós tornarmos o nosso Estado referência no Brasil na gestão de resíduos sólidos”, disse.

A “Semana Lixo Zero” já existe em mais de 200 cidades brasileiras. A iniciativa faz parte de uma corrente de responsabilidade social e ambiental, com a redução da geração de lixo e o reaproveitamento máximo dos resíduos.

Conforme dados do Ambientebrasil, as latas de alumínio demoram de 200 a 500 anos para se decomporem, os plásticos até 450 anos e o vidro tem tempo indeterminado, mas seus impactos são duradouros.