Início » Tecnologia ajuda na redução de quedas de energia no calor
Notícias Corporativas

Tecnologia ajuda na redução de quedas de energia no calor

Especialista da Schneider Electric explica como empresas podem se preparar para prevenir prejuízos causados pela oscilação de energia e temperatura

Com temperaturas recordes se tornando cada vez mais comuns em razão das mudanças climáticas, a estabilidade da rede elétrica torna-se crucial para garantir a continuidade dos serviços essenciais. As consequências econômicas e operacionais das quedas de energia podem ser significativas para diversos setores, como hospitais, indústrias e data centers. 

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou um estudo que revela o desempenho das concessionárias e permissionárias no fornecimento de energia elétrica em todo o Brasil, de 2018 a 2022. A análise, que focou nos indicadores de interrupção da energia utilizados pela Aneel, mostrou que em 2022 as empresas extrapolaram o limite de tempo de queda de energia para 28,4% das unidades consumidoras, e de frequência de quedas para 11,4%.

Felizmente, a tecnologia tem evoluído e está disponível para mitigar esses riscos. Davi Lopes, Diretor de Distribuição, Inside Sales e Transformação Digital da Schneider Electric, comenta abaixo algumas das ferramentas da companhia: 

Sistema de energia ininterrupta (UPS): também conhecida como nobreak, essa solução garante maior tempo de vida útil aos equipamentos eletrônicos e outras máquinas na operação, assim como oferece proteção e estabilidade elétrica. “O sistema contribui com conectividade até que a energia seja restabelecida, o que evita perda de dados sensíveis ou interrupções da operação por falha no fornecimento de eletricidade”, diz Lopes;

Análise de dados: softwares avançados com inteligência artificial (IA) para análises de dados em tempo real monitoram padrões climáticos e preveem períodos críticos. “Essa abordagem capacita as indústrias a tomar decisões mais bem embasadas, ajustando operações e implementando medidas preventivas antes que as temperaturas extremas coloquem em risco a estabilidade elétrica”, explica Lopes;

Eficiência energética: os sistemas de monitoramento contribuem para acompanhar o consumo de energia nas operações e identificar possíveis desperdícios e pontos de economia do recurso. “Reduzir o desperdício de energia durante picos de demanda protege contra quedas de energia e promove uma utilização mais eficiente, aumentando o nível de sustentabilidade da operação”, afirma Lopes.

Segundo o diretor de Diretor de Distribuição, Inside Sales e Transformação Digital da Schneider Electric, diante das inúmeras tecnologias disponíveis no mercado é importante entender as demandas únicas de cada setor, como hospitais, data centers e indústrias, para aderir a soluções personalizadas. “Essa é a melhor forma de garantir que as instituições estejam mais bem preparadas para as ondas de calor que estão se tornando cada vez mais frequentes.”