Início » Saullo Vianna mobiliza Defesa Civil Nacional por agilidade no socorro às vítimas da cheia no Amazonas
Política

Saullo Vianna mobiliza Defesa Civil Nacional por agilidade no socorro às vítimas da cheia no Amazonas

Parlamentar amazonense se antecipou ao auge do período da subida dos rios para garantir ajuda humanitária aos municípios

Em reunião com o secretário Nacional, Wolnei Wolff, o deputado federal Saullo Vianna (União-AM) apresentou a situação dos municípios de Boca do Acre, Envira – já em situação de emergência – e Guajará, que já sofrem com as alagações em suas sedes e zonas rurais.

“Como ainda estamos no início do período da cheia, pontuamos a importância de nos anteciparmos na ajuda humanitária aos moradores dos municípios”, afirmou Vianna. Somente em Boca do Acre, são mais de 16 mil moradores atingidos.

Segundo o parlamentar, é preciso que todas as autoridades dos municípios estejam atentas para formular seus pedidos de decretação de estado de emergência para que as homologações se dêem com a maior brevidade possível.

Do secretário Wolff, Vianna teve a garantia de que a Secretaria Nacional de Defesa Civil fará todos os esforços para que a ajuda chegue o quanto antes aos municípios amazonenses. Ao todo, já são dez municípios do Amazonas em estado de alerta; Guajará, Ipixuna, Itamarati, Envira, Eirunepé, Carauari, Boca do Acre, Pauini, Labrea e Canutama. Já Juruá encontra- se em estado de atenção

Nível dos rios ultrapassou a cota de transbordamento

A cheia dos Rios Acre e Purus tem afetado os moradores de Boca do Acre, município do interior do Amazonas, segundo a Defesa Civil. O nível dos rios chegou a 20,20 metros, nesta terça-feira (12), ultrapassando a cota de transbordamento em 1,45 m. Outro município do Estado que também tem sofrido com a subida das águas é Envira. A cidade decretou em situação de emergência no dia 4 de março após a cheia dos rios Tarauacá e Envira.