Início » Anderson Sousa participa do Fórum das Cidades Amazônicas em Belém (PA)
Amazonas

Anderson Sousa participa do Fórum das Cidades Amazônicas em Belém (PA)

O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e prefeito de Rio Preto da Eva (AM), Anderson Sousa, está representando a instituição municipalista no Fórum das Cidades Amazônicas, em Belém (PA), uma articulação de governos locais dos oito países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

O objetivo do Fórum é discutir caminhos para um desenvolvimento urbano integrado e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de forma a estabelecer uma instância permanente de cooperação entre nossos municípios no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). “Tem sido uma troca de experiências grandiosa, onde podemos absorver o melhor e fortalecer o municipalismo”, ressaltou o presidente da AAM, Anderson Sousa.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Belém, em coordenação com o Governo do Estado do Pará, a Secretaria de Relações institucionais da Presidência da República, o Ministério das Cidades, o Ministério de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, a Frente Nacional de Prefeitos, a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará, a Associação Brasileira de Municípios e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. A iniciativa contou, ainda, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit(GIZ).

O Fórum das Cidades Amazônicas está sendo realizado às vésperas da Cúpula dos Presidentes dos Países Amazônicos, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto, também em Belém, abrindo assim a possibilidade de fortalecer a articulação entre os poderes locais e nacionais na Amazônia.