Início » Centenas de apoiadores de Lula tomam Praça Digital em Parintins
Amazonas Destaque

Centenas de apoiadores de Lula tomam Praça Digital em Parintins

Centenas de apoiadores de Lula estão na Praça Digital, no Centro de Parintins (a 360 quilômetros de Manaus), aguardando a chegada do presidente. Lula desembarcará na Ilha Tupinambarana na manhã desta sexta-feira (04) para agenda de inauguração e lançamentos de programas.

Na Praça Digital está montado o palanque em que o presidente irá discursar e realizar anúncio. Apoiadores e povos indígenas de diversas etnias estão concentrados desde as primeiras horas da manhã. A segurança foi reforçada. Antes da liberação de acesso à praça, filas se formaram nas proximidades.

Os apoiadores usam camisa vermelha, faixas e cartazes em apoio ao presidente. Outro item utilizado é a toalha com o rosto estampado do presidente sobre o fundo vermelho, que ficou popular durante as eleições de 2022.

Por volta das 8h (horário de Manaus), o presidente da República saiu de Brasília a caminho de Parintins. Nas redes sociais, os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) postaram selfies junto à comitiva de Lula.

Lula registrou em seu perfil no Twitter a ida a Parintins. “Decolando hoje para Parintins. Ontem foi anunciado queda do desmatamento da Amazônia. Hoje estamos trabalhando na ligação de regiões isoladas ao Sistema Nacional de Energia. O que vai reduzir a queima de óleo diesel na região. Combinando desenvolvimento e preservação ambiental”, escreveu o presidente.

Agenda

Lula inaugura um programa energético para a região chamado ‘Energias da Amazônia’. A iniciativa federal inclui a interligação de Parintins, Itacoatiara e Juriti, no Pará, ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN); o relançamento do Programa Luz para Todos; a assinatura da ordem de serviço da obra do Linhão de Tucuruí, que vai interligar Manaus e Boa vista; além do lançamento do Programa de Descarbonização da Amazônia.

A cerimônia estava prevista para iniciar às 11h (12h de Brasília). Além de autoridades locais também terá a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira e do governador Wilson Lima (UB).

O presidente também deve visitar o Bumbódromo e os currais dos bumbás Garantido e Caprichoso. Ainda durante a visita receberá o título de cidadão parintinense.

Espera-se que a visita de Lula a Parintins seja um sucesso. O presidente é popular na região e sua agenda é voltada para os interesses dos moradores da Amazônia. A visita também é uma oportunidade para Lula mostrar sua preocupação com a preservação ambiental e com o desenvolvimento sustentável.