Início » Cresce número de roubos e furtos de veículos no Brasil
Notícias Corporativas

Cresce número de roubos e furtos de veículos no Brasil

Especialista discute o uso de rastreadores veiculares como solução para casos de roubo ou furto

Segundo dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2021, foram registradas 564 mil ocorrências de roubos e furtos de veículos no Brasil, abrangendo carros e motos. Isso equivale a uma média de 64 ocorrências de roubos e furtos de veículos por hora no país.

O levantamento também revelou que, no mesmo período, ocorreram 342 mil furtos de veículos no Brasil, sendo 192 mil de automóveis e 150 mil de motocicletas, além de 388 mil registros de furtos de bicicletas. No que diz respeito aos registros de ocorrências, o ano de 2021 contabilizou 222 mil casos, com 117 mil deles relacionados a carros e 105 mil a motos

Quanto à distribuição regional, a região Sudeste apresentou o maior índice total de furtos de todos os tipos, representando 55,3% dos furtos de veículos, 64,1% dos furtos de carros e 44,0% dos furtos de motos no ano passado. As vias públicas foram os locais mais frequentes de ocorrência de furtos de carros (75,1%) e motos (68,8%).

O diretor da Easyseg, Michael Hoppe, considera os dados preocupantes, já que os altos índices de roubo também refletem no encarecimento de medidas de proteção, como o seguro veicular tradicional, que com os últimos aumentos têm impossibilitado a uma grande parcela da população em manter um plano ativo. Com efeito, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), os seguros de veículos ficaram, em média, 32% mais caros durante o ano de 2022. 

 “Acredito que isso seja um dos principais fatores que tem contribuído para a procura de um rastreador veicular por parte dos condutores”, avalia. De acordo com Hoppe, o rastreador veicular é extremamente importante em dois cenários. “Inicialmente como meio de prevenção de um roubo ou furto e como um recurso avançado e inteligente, que após uma emergência pode ser utilizado prontamente para proteger o seu veículo”, disse.

Rastreadores veiculares como alternativa a seguros

O diretor destaca que, além de visualizar a posição do seu veículo em tempo real, os rastreadores modernos contam com tecnologias e ferramentas que servem de auxílio para as pessoas. Ele explica que, por meio de um aplicativo, a pessoa pode ativar o alerta de ignição quando o veículo é ligado, bloqueando o veículo e “fazendo com que o criminoso não consiga se distanciar muito da posição onde ocorreu o sinistro”.

Hoppe explica que, após a contratação de uma empresa de monitoramento, o rastreador é instalado em um local estratégico do veículo. E, após o procedimento, ele passa a se comunicar com a central de monitoramento da empresa que foi contratada. O diretor acrescenta que alguns rastreadores ainda contam com dados de telemetria. 

“O cliente vai ter acesso a dados, como o uso de combustível, histórico de trajetos, relatório de velocidade etc.”, diz. “Ainda é possível contar com planos de assistência veicular, que auxiliam em situações que sejam necessárias, como a troca de pneu, problemas mecânicos, guincho e pane seca”, esclarece.

O alto índice de roubos e furtos de veículos tem sido uma preocupação constante em muitas regiões do Brasil. Esses crimes não apenas causam prejuízos financeiros significativos para os proprietários, mas também contribuem para o aumento da criminalidade e afetam a sensação de segurança da população. 

Para saber mais, basta acessar: https://easyseg.com/