Início » Após post sobre pai analfabeto, filha se torna TEDx Speaker
Notícias Corporativas

Após post sobre pai analfabeto, filha se torna TEDx Speaker

Micarla Lins viralizou há sete anos com post sobre pedido de desculpas do pai por não saber escrever que a ama

Em 2016, Micarla Lins compartilhou uma mensagem em seu perfil pessoal no Facebook que acabou repercutindo entre os internautas brasileiros. O post era um relato sobre a emoção de receber uma mensagem escrita de seu pai pedindo desculpas por não saber escrever, mas expressando seu amor. Sete anos depois, a então estudante se tornou palestrante TEDx e internacional.

O post com a captura de tela da mensagem do pai recebeu mais de 300 mil curtidas e foi compartilhado outras 66 mil vezes. Na legenda, Micarla questionou os leitores: “Quantas vezes você já se dispôs a ajudar alguém a ler? Quantas vezes você já se ofereceu para ensinar alguém a escrever?”, incitando uma reflexão.

A jovem, nascida no Recife e criada em São Gonçalo, Rio de Janeiro, fala sobre o preconceito e a falta de empatia em relação às pessoas que não sabem escrever e aborda questões como a falta de oportunidades. “Espero poder usar meu privilégio para evitar que meu pai passe por esse tipo de piada. Estou cansada, é hora de vocês aceitarem que nem todos têm as mesmas oportunidades”, escreveu Micarla na legenda.

Superando adversidades

O que ninguém sabe é que, na época, a jovem enfrentava uma profunda depressão. “Meus pais são nordestinos que migraram em busca de uma vida melhor. Meu pai é praticamente analfabeto, minha mãe concluiu o terceiro ano do ensino fundamental durante a pandemia, em um programa de supletivo. Saí de casa aos 18 anos para cursar a faculdade e buscar uma vida melhor, mas me deparei com diversas dificuldades”.

Após a repercussão do post, Micarla Lins decidiu estudar comunicação. “Tornei-me campeã de oratória, sendo uma das primeiras mulheres brasileiras a vencer um torneio nas categorias ‘oratória’ e ‘argumentação’. Também fui uma das primeiras mulheres a ser convidada para integrar o corpo de jurados do Campeonato Mundial de Debates em Espanhol e a ser palestrante TEDx”, revela.

Atualmente, Micarla Lins é empresária, mentora de comunicação e especialista em oratória para mulheres, pois acredita que é possível desenvolver todo o potencial e a voz feminina. “Nós, mulheres, falamos pouco, somos mais inseguras, nos cobramos mais e ocupamos menos cargos de liderança. Portanto, acredito verdadeiramente que, por meio da comunicação, qualquer mulher pode alcançar tudo o que deseja: cargos mais elevados, aumento de salário, mais autoridade, visibilidade e maior presença política. Para isso, precisamos nos comunicar de maneira clara e assertiva”, conclui Lins.

“Desde o post sobre meu pai não saber escrever que me ama, continuo defendendo que saber escrever corretamente não tem nada a ver com a nova comunicação que é o ser entendido e se expressar com emoção, apesar das regras gramaticais”, afirma.

Nas redes sociais, a TEDx Speaker e palestrante internacional compartilha conhecimentos e questionamentos em seu perfil @micarla.