Início » Doação beneficia saúde da população no interior de Rondônia
Saúde

Doação beneficia saúde da população no interior de Rondônia

Em junho, o Hospital Bom Pastor, localizado em Guajará-Mirim (RO), recebeu a doação de dez equipamentos voltados para atenção à saúde de recém-nascidos da região. A unidade conta com novas incubadoras neonatais, berços aquecidos e aparelhos de fototerapia. Tecnologias que favorecem o desenvolvimento, crescimento, resistência a doenças e sobrevivência do bebê. Para Márcia Guzman, pediatra e diretora Técnica da unidade, a doação traz um grande avanço para o hospital e a população atendida.

“Agora, oferecemos saúde com mais qualidade e amplitude. A oferta de novos equipamentos permite que eles sejam utilizados no dia a dia, para dar suporte destinado aos recém-nascidos com médio risco que demandam assistência contínua”, explica a profissional. Pertencente a Pró-Saúde, entidade filantrópica com mais de 55 anos de atuação no ramo de gestão hospitalar, o Bom Pastor atua como referência em pediatria, obstetrícia e ginecologia para mais de 50 aldeias indígenas da região Norte do país, além da cidade de Guayaramerín, na Bolívia. 

A doação foi realizada pela Fundação Salvador Arena, entidade sem fins lucrativos que, por meio do Programa de Apoio a Projetos Sociais, dá suporte às ações e iniciativas de organizações da sociedade civil (OSC) com potencial de transformação, promoção e desenvolvimento da população em situação de vulnerabilidade social. Atuação do Bom Pastor

Uma dessas ações se encontra no projeto “Casal Grávido”, programa de maior adesão desenvolvido pela unidade. Criado em 2019, o projeto busca orientar gestantes e acompanhantes, sobre a importância da rede de apoio durante a gestação e os cuidados com a saúde da mãe e do recém-nascido para uma gravidez saudável. Ricardo Lopes, diretor hospitalar da unidade, destacou a importância do atendimento humanizado. “A humanização desempenha papel essencial na garantia de acesso à saúde de qualidade.

A presença de técnicos de enfermagem indígenas, com fluência no dialeto, acolhimento às gestantes locais, serviços de nutrição voltados aos hábitos indígenas e horta medicinal são ações de humanização aplicadas no Hospital Bom Pastor”, destaca Ricardo. Com a doação da Fundação Salvador Arena, o hospital também receberá camas pré-parto, parto e pós-parto, bombas de infusão universal e monitores multiparâmetro, que facilitam o trabalho dos profissionais e melhoram a qualidade de atendimento à população.