Início » Qual o momento ideal para procurar um pediatra para o meu filho e evitar que ele seja diagnosticado tardiamente caso tenha alguma doença crônica?
Saúde

Qual o momento ideal para procurar um pediatra para o meu filho e evitar que ele seja diagnosticado tardiamente caso tenha alguma doença crônica?

Celebrado anualmente em julho, o mês do Pediatra foi instituído na data de fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria e marca a importância de profissionais capacitados para cuidar de mais de 32 milhões de crianças que vivem atualmente no Brasil. 

De acordo com a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, mais do que apenas celebrar os profissionais, a data reforça os desafios dos pediatras no cenário atual, entre eles: o aumento das doenças crônicas consideradas próprias do adulto, como excesso de peso, dislipidemia e síndrome metabólica na infância e adolescência, e o aumento das doenças psiquiátricas e número de suicídios entre crianças e adolescentes.

Conforme destaca o órgão da Unifesp em seu site, além de lidar com desafios do panorama atual, pediatras também são os responsáveis pelo aumento da sobrevida de crianças com antecedentes de prematuridade, malformações congênitas e doenças crônicas, em especial por permitirem que diagnósticos de distúrbios sejam realizados com antecedência e que o público infantil receba o tratamento adequado.

A importância do diagnóstico precoce e da visita frequente de crianças a seus médicos pediatras encontra base na pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria — SBP, na qual, após a realização de exames em mais de 20 mil crianças, constatou que aqueles que não comparecem à quantidade recomendada pela Academia Americana de Pediatra até os 3 anos de idade têm o dobro de probabilidade de serem hospitalizados. 

Esse risco, segundo o estudo, é ainda maior para crianças com doenças crônicas, como asma e problemas cardíacos. Profissional de Pediatria da rede de clínicas AmorSaúde, parceira do Cartão de TODOS, a Dra. Saskia Regina Freitas Coppens reforça que o acompanhamento médico de uma criança deve começar desde o seu nascimento para evitar diagnósticos tardios e o desenvolvimento ininterrupto de doenças. “Assim que um bebê recebe alta da maternidade, deve ser consultado por um pediatra em média com 7 dias de vida. Essa criança deve permanecer em contato com o profissional pelo menos até os 12 anos de idade em acompanhamento frequente”, pontua a profissional. A Dra.Saskia destaca ainda quatro fatores que podem ajudar os pais a identificar os momentos em que devem buscar um pediatra para fazer o acompanhamento das crianças, confira:

Vacinação em Dia: 

É importante que os pais verifiquem regularmente o calendário de vacinação de seus filhos e certifiquem-se de que eles estão em dia com todas as imunizações recomendadas. A vacinação é uma medida crucial para proteger a saúde da criança e prevenir doenças graves.

Desenvolvimento Comportamental e Emocional: 

O pediatra também pode auxiliar os pais na identificação de problemas comportamentais e emocionais. Se você perceber mudanças significativas no comportamento ou no humor do seu filho, converse com o pediatra para obter orientações e encaminhamentos apropriados, se necessário.

Problemas alimentares: 

Dificuldades na alimentação, recusa alimentar frequente ou perda significativa de peso devem ser prontamente comunicadas ao pediatra. A nutrição adequada é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças.

Problemas emocionais: 

Cabe lembrar que questões emocionais também afetam a saúde das crianças. Problemas como ansiedade, depressão e dificuldades comportamentais merecem ser avaliados por um pediatra ou profissional de saúde mental especializado em atendimento infantil.